Agenda 40: Pré-candidatos participam de debates no estado

Programa de governo da Frente Popular será apresentado em maio

por Giselly Santos seg, 10/03/2014 - 10:54

A Frente Popular por Pernambuco iniciou neste fim de semana a reedição da “Agenda 40”, projeto liderado pelo PSB para a construção do plano de governo da majoritária para apresentar ao eleitorado durante o pleito deste ano. A “tropa” passou pelas Matas Sul e Norte, visitando Palmares e Nazaré da Mata, respectivamente. Além do eixo norte da Região Metropolitana do Recife (RMR), passando pela cidade do Paulista. 

O pré-candidato ao governo de Pernambuco, atual secretário da Fazenda Paulo Câmara (PSB), o seu candidato a vice, deputado federal Raul Henry (PMDB) e o postulante ao Senado Federal, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (FBC-PSB), vão encerrar a primeira maratona de encontros nesta segunda-feira (10), em Petrolina, no Sertão do estado, cidade natal de FBC. A plenária no município sertanejo acontece às 17h, no Auditório do Senai. 

Dois, dos três eventos contaram com o comando do governador e presidenciável, Eduardo Campos (PSB), que reforçou a estratégia da escuta a população e a sociedade civil organizada. "Esse é o segredo de tudo. Ouvir as regiões do Estado, as lideranças, ouvir o povo sobre os desejos e os sonhos de cada localidade. Nós fizemos isso em 2006, o que nos permitiu ter um programa de governo e ganhar orientados por um programa, pra não chegar no dia 1º de janeiro com todo mundo olhando um para o outro e perguntando o que fazer”, disse. 

Campos explicou ainda as etapas do processo a partir das reuniões plenárias. “Hoje deixamos as diretrizes, vamos receber sugestões pela internet, e vamos coletar dos sindicatos, das associações, dos vereadores e prefeitos, dos alunos e professores as propostas. Isso vai virar um compromisso com cada região. Cada região vai ter um caderno com compromissos da chapa que será formada por Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho", contou.

Já mais adepto ao discurso e sem muitos gaguejos, Paulo Câmara defendeu a continuidade da gestão de Eduardo e garantiu que irá ampliar a discussão com a sociedade. “Vamos ouvir as pessoas, agregar gente, trazer mais pessoas dispostas a colaborar e apresentar propostas. As pessoas não querem mais brigas, intrigas. As pessoas querem trabalho e humildade para ouvir”, pontuou. Continuando ao afirmar que “as ideias do governador Eduardo Campos vão estar inseridas no nosso trabalho, afinal, o legado deixado por ele vai dar sustentação a nossa gestão. Queremos dar continuidade à política de investimentos no Estado.” Segundo Câmara, em maio as regiões serão visitadas novamente para a apresentação do caderno com todas as propostas que serão coletadas.  

Henry e FBC lembraram a importância da população na construção do projeto e frisaram o “retorno” do processo eleitoral de 2006 e 2010. "Reeditar a Agenda 40 nos transporta para momentos muito especiais que vivemos, em 2006 e 2010, e que temos certeza de que iremos reviver em 2014, não apenas em Pernambuco, mas também no Brasil", recordou FBC. "A população quer debater e é o que estamos fazendo. E honraremos todos os compromissos, assim como ocorreu com o governo Eduardo Campos", acrescentou Henry. 

No encontro em Paulista, nesse domingo (9), as siglas se reuniram em Pau Amarelo. Ao dar as boas vindas aos que participavam da plenária, o presidente do PSB na cidade, prefeito Júnior Matuto lembrou a participação de Câmara na criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), que para muitos gestores municipais foi a “salvação” para o desenvolvimento das cidades em 2013. 

“Paulo Câmara controlou os gastos da máquina pública estadual e conseguiu otimizar a aplicação do erário. Foi graças a esse trabalho, com ele à frente da Secretaria da Fazenda, que o governador criou o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Com este dinheiro estamos mudando a cara de nossa cidade nas áreas de saúde e educação”, frisou o prefeito. O FEM deve ser um dos trunfos de Câmara na campanha deste ano, tanto é que o secretário não solicitou ainda a desincompatibilização do comando da pasta estadual para efetuar o lançamento da segunda edição do projeto, que deve acontecer na próxima semana durante o Congresso dos Municípios, realizado pela Amupe. 

Na mesma ocasião, dois petistas anunciaram a adesão a Agenda 40, o prefeito de Abreu e Lima, pastor Marcos José, e o ex-prefeito de Igarassu, Gesimário Baracho. Apesar do PT e PSB configurarem hoje campos opostos no estado, Marcos José afirmou que a chapa encabeçada por Câmara é a melhor para Pernambuco. “Eu vou me integrar à campanha de Paulo Câmara. Aqui está o sangue de Abreu e Lima, o sangue de Pernambuco, que quer o Brasil melhor”, cravou.

COMENTÁRIOS dos leitores