Economista destaca desempenho de Paulo Câmara em pesquisa

Maurício Romão esclarece que o pré-candidato do PSB tem percentual expressivo para uma primeira amostra

sab, 12/04/2014 - 15:19

Os dados da primeira pesquisa eleitoral para o cargo de governador de Pernambuco realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), encomendada pelo Portal LeiaJá e o Jornal do Commercio, foram analisadas pelo economista Maurício Romão. Entre os pontos destacados por ele, um dos principais é o indício de que a população ainda não está muito envolvida com a eleição.

Romão também destaca o percentual obtido pelo pré-candidato do PSB ao governo estadual, Paulo Câmara, no levantamento do IPMN, mesmo não tendo nenhuma outra participação em disputa eleitorais. “Ele já parte de um patamar muito expressivo de 13% para uma pessoa que foi lançada como candidato pelo PSB há cerca de 15 dias ou 20 dias, e está em pré-campanha mesmo há aproximadamente uma semana”. De acordo com o economista, essa percentual também é expressivo para a capital. “No Recife, ele já chega a ter 25% da preferência dos eleitores, o que acentua essa presença dele nessa primeira pesquisa”, analisa.

Segundo o levantamento do IPMN, o senador Armando Monteiro (PTB) é o candidato mais conhecido da população e lidera com folga a corrida ao palácio do Campo das Princesas. “É um parlamentar muito atuante. Tem o recall da eleição passada e está na frente com 39 por cento”, ressalta Romão. O petebista está na ponta dos dois cenários apresentados: espontâneo (sem a apresentação dos nomes de possíveis candidatos) e estimulado (quando os postulantes são listados).

Confira a análise completa de Maurício Romão no vídeo:

COMENTÁRIOS dos leitores