João Paulo larga na frente na disputa para Senado por PE

Ele obtém 29% das intenções de voto contra 17% de Fernando Bezerra Coelho

por Alex Ribeiro sab, 12/04/2014 - 12:01
Giselly Santos/LeiaJáImagens Deputado está na frente do ex-ministro em quase todos os itens da pesquisa Giselly Santos/LeiaJáImagens

Com as principais pré-candidaturas lançadas oficialmente para o cargo de Senador no Estado, o Instituto Maurício de Nassau (IPMN) divulgou uma pesquisa encomendada pelo LeiaJá em parceria com o Jornal do Commercio, com a porcentagem de votos do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB) e o deputado João Paulo (PT). Na amostra, o petista fica com 29% e FBC chega a 17%, os números dos votos brancos, nulos e até para nenhum dos dois chega a 38%, enquanto 17% não sabem ou preferiram não responder.

“A relevância é a média. O que vale é a média ponderada. Ele (João Paulo) é deputado federal atuante, tem densidade de votos mais forte na RMR. Ele sai da pesquisa bem à frente. Já FBC foi ministro recentemente, não exerceu cargo Executivo”, explicou o economista Maurício Romão.

Entre os quesitos analisados na pesquisa, os dois pré-candidatos têm a menor diferença de votos entre os eleitores que possuem nível superior. Nesse âmbito, João Paulo chega a 26% e FBC a 24%.

Já no quesito renda, FBC só está à frente de João Paulo entre os eleitores que recebem acima de cinco salários mínimos. Neste ponto o ex-ministro chega a 26% e o petista a 21%.

“O pessoal do PT em geral está mais associado às classes de menor renda e de menor instrução. Isso é um padrão que está se observando no Brasil todo. João Paulo está ligado a isso, por estar ligado aos programas sociais. Os grupos de maior renda ele acaba não atingindo. Eles não são tão beneficiados”, disse Romão.

Na análise regional, João Paulo leva vantagem sobre FBC no Recife, na Região Metropolitana (RMR), na Zona da Mata e no Agreste do Estado. O pessebista tem vantagem sobre o deputado no Sertão (vantagem de 34% a 11%) e na região do São Francisco – neste local, o ex-ministro atinge 56% enquanto o petista é lembrado apenas por 3% dos eleitores.

“Esses dados são importantes para o estrategista político. Se João Paulo perceber que está ruim no Sertão ele deve visitar mais a região. Enquanto FBC deve fortalecer sua candidatura no RMR”, aconselhou Romão.

LeiaJá Também:

Acirramento marcará disputa pelo governo de PE

Monteiro é o mais conhecido entre os pré-candidatos de PE

Eleitores querem melhorias nos serviços básicos do Estado

Michele Collins tem maior índice de desconhecimento

Influência de Campos será considerada na hora da votação

Arte: João Lima

COMENTÁRIOS dos leitores