Tucana atribui crise energética à má gestão do Governo
Senadora Lúcia Vânia (PSDB) está preocupado com o setor
A senadora Lúcia Vânia (PSDB) manifestou preocupação com o setor elétrico do País. Ela disse nesta quinta-feira (24) que o governo tem manobrado números da economia, inclusive na parte elétrica, com os “olhos apenas nas eleições de outubro”. Para a tucana, falta ao governo capacidade de planejamento e gestão. Lúcia Vânia acrescentou que a situação do setor de energia é uma espécie de crônica de um desastre anunciado e disse que a estiagem não é a única culpada pela crise energética.
“A situação em que se encontra o setor elétrico não é só culpa da falta de chuvas. Esta é apenas uma parte do problema. A questão central é que o governo, por deficiência gerencial, não permitiu que o setor se estruturasse para enfrentar o aumento de demanda por energia em tempo hábil”, disse a parlamentar.
A tucana lamentou a falta de leilão no setor de energia, o que poderia trazer mais robustez ao setor. De acordo com a senadora, com o objetivo de baratear de forma artificial as contas de luz da população, o governo está promovendo o caos nas empresas de energia. Só que, segundo Lúcia Vânia, a expectativa de uma conta mais barata não se realizou, pois várias empresas não aderiram à proposta do governo.
Assim, atualmente, há uma grande necessidade aportes bilionários ao setor. Ela citou como exemplo o empréstimo de R$ 11 bilhões concedido à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Para a senadora, o empréstimo é uma necessidade que o próprio governo criou. Ela lembrou que o Brasil é o principal país do mundo em potencial de geração de energia limpa. Lúcia Vânia lamentou que, mesmo assim, o país hoje precise viver com o risco de um racionamento de energia.