FBC defende nova partilha nas despesas do SUS

Pré-candidato antecipou que pretende debater o assunto com especialistas no setor, médicos e gestores públicos

por Giselly Santos qua, 30/04/2014 - 11:47
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo FBC lembrou que estados e municípios investem 12% e 15%, respectivamente, de suas receitas no Sistema Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

O pré-candidato ao Senado pela Frente Popular, Fernando Bezerra Coelho (FBC-PSB), defendeu, nesta quarta-feira (30), uma maior participação do Governo Federal nas despesas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele lembrou que estados e municípios investem 12% e 15%, respectivamente, de suas receitas no Sistema. Já a união deixa apenas 4,5%, mesmo concentrando dois terços de todos os recursos.

“Quando o SUS foi criado, no final dos anos 80, ficou definido que o investimento do Governo Federal deveria ser de 10% das suas receitas. Na prática, a participação da União foi diminuindo, enquanto as despesas aumentaram. O resultado é o estrangulamento de estados e municípios”, disse Bezerra Coelho em entrevista a rádios do interior do Estado.

O pré-candidato antecipou que pretende debater o assunto com especialistas no setor, médicos e gestores públicos. “Este é um ponto importante na construção do novo pacto federativo, as contribuições para a saúde pública precisam ser mais equilibradas no Brasil. Caso contrário, as deficiências do sistema serão ainda mais agravadas”, afirmou. 

COMENTÁRIOS dos leitores