Câmara aprova texto base para mudanças no Supersimples

Destaques serão analisados na próxima semana. Proposta amplia o acesso ao regime tributário diferenciado das micro e pequenas empresas

qui, 08/05/2014 - 11:37
Luis Macedo / Câmara dos Deputados Deputados aprovaram a matéria por unanimidade Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, na sessão dessa quarta-feira (7), o texto base do Projeto de Lei Complementar 221/12, que altera o Supersimples, regime tributário diferenciado das micro e pequenas empresas. Os destaques serão analisados na próxima semana.

A matéria é de autoria do deputado Vaz de Lima (PSDB-SP), mas o texto aprovado é do relator, deputado Cláudio Puty (PT-PA). O projeto prevê o fim da substituição tributária para as micro e pequenas empresas. Atualmente, as secretarias de Fazenda dos estados utilizam esse mecanismo de arrecadação para cobrar antecipadamente o ICMS das mercadorias adquiridas pelos empreendedores. Isso significa que o empresário precisa pagar o ICMS antes mesmo de saber se os produtos serão vendidos.

“Cerca de 80% das microempresas terão benefício com o fim da substituição tributária para vários setores”, explicou o relator.

A proposta também vai permitir a inclusão de quase 500 mil empreendimentos que faturam até R$ 3,6 milhões por ano no Supersimples. Desta forma, a classificação das empresas passa a ser pelo porte e pelo teto de faturamento e não mais em função da atividade do empreendimento.

COMENTÁRIOS dos leitores