PNE está pronto para ir ao plenário da Câmara
Comissão especial que analisava a proposta concluiu a votação dos destaques na última terça. Previsão é de que a matéria seja votada ainda neste mês
O projeto do Plano Nacional de Educação (PNE) está pronto para ir ao plenário da Câmara dos Deputados. A previsão é de que a votação da matéria seja concluída neste mês, antes de ir à sanção presidencial.
A comissão especial que analisava a proposta concluiu a votação dos destaques na terça-feira (6). O texto-base já havia sido aprovado em abril.
O PNE define metas para a educação do país nos próximos dez anos. O projeto foi aprovado pelos deputados em 2012, mas, como foi alterado pelos senadores no ano passado, precisou retornar para a análise da Câmara. O colegiado manteve a maior parte texto aprovado anteriormente pelos deputados, desprezando a maioria das alterações feitas pelo Senado.
Para o relator da proposta, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), os grandes desafios para a próxima década são a garantia da qualidade para todas as instituições educacionais do País, a diminuição da evasão escolar no ensino médio e ampliação do acesso ao ensino superior público e à pré-escola.
"As vinte metas estavam de forma quase que plena tratando das necessidades de incluir as crianças que estão fora do sistema educacional e também das necessidades de melhoria da educação brasileira. Nesse sentido, focamos o plano sobre esses vetores", frisou Vanhoni.