Mendonça lamenta a aposentadoria de Joaquim Barbosa
"Ele demonstrou que Supremo não deve se curvar aos poderosos", observou o deputado
O deputado federal Mendonça Filho, líder do Democratas na Câmara, lamentou a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de deixar a Corte. Ao comentar a atuação do magistrado, Mendonça ressaltou o "importante exemplo" de Barbosa, pontuando que ele "não cedeu a pressão" ao julgar a Ação 470, que versa sobre o Caso do Mensalão, um escândalo envolvendo petistas.
"Sem dúvida, deixará um grande exemplo como o primeiro afrodescendente a chegar ao mais alto cargo do judiciário brasileiro. Ele não se curvou aos poderosos e entrou para a história do país. Exercer sua função de maneira exemplar, foi um importante marco na história da Justiça no Brasil", frisou o democrata. Mendonça ainda agradeceu a participação do ministro na Corte brasileira e ressaltou a integridade de Barbosa.
O presidente do STF comunicou ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no fim da manhã desta quinta-feira (29). Além de Calheiros, a presidente Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), já foram comunicados da aposentadoria.