Campanha de Aécio ganha reforço nas ruas do Recife

Estratégia foi adotada para recuperar os votos perdidos para Marina Silva

por Giselly Santos qui, 18/09/2014 - 11:00
Augusto Cataldi/LeiaJáImagens A mobilização dos tucanos aconteceu no bairro da Jaqueira Augusto Cataldi/LeiaJáImagens

A 17 dias do pleito eleitoral, o PSDB de Pernambuco iniciou uma série de ações de rua para reforçar a campanha do candidato à presidência, Aécio Neves, no estado. Na manhã desta quinta-feira (18), os que passaram pelo bairro da Jaqueira, Zona Norte do Recife, nas mediações das Avenidas Rui Barbosa e Rosa e Silva puderam encontrar líderes tucanos e militantes abordando a população, entregando adesivos para carros e panfletos.  

De julho até agora, poucos materiais publicitários de Aécio podiam ser vistos pelo estado, de acordo com o coordenador local da campanha, o vereador do Recife André Régis, a ida da militância para às ruas estava programada para a reta final das atividades. “Deixamos para fazer no final mesmo, não está condicionada ao crescimento de Aécio Neves (nas pesquisas). Ela foi planejada ainda no contexto de Eduardo Campos na disputa. A estratégia é de mobilização num determinado local e depois descentralização”, afirmou. 

Na última pesquisa presidencial divulgada pelo Ibope, esta semana, Aécio aparece recuperando a popularidade. Antes ele era o segundo com maior intenção de votos, com a alteração dos concorrentes – acrescentando Marina Silva (PSB) à disputa – ele passou a configurar a terceira posição, caindo de 22% para 15%. No levantamento da quarta-feira (16), o tucano recupera quatro pontos percentuais, passando para 19%.  

“O sentimento agora é de fortalecimento. Isso tem começado pelo Sul do país, a reação intensa e vai fazendo com que tenhamos uma recuperação nas outras regiões. Ele sai e vai crescendo. Estamos numa trajetória de ascensão. Como as pessoas vão reconhecer que o segundo turno é inevitável, vão fazer com que a campanha de Aécio alavanque”, observou o parlamentar. 

Os tucanos estão correndo contra o tempo, para recuperar o prejuízo e a perda de intenções de votos dos pernambucanos para Aécio. O fato de, no início, a campanha ter sido amena tem relação direta com a postulação do ex-governador Eduardo Campos (PSB), falecido em agosto. “Havia até um entendimento de não batermos nele. A campanha de Eduardo era vista como auxiliar a nossa”, ressaltou Régis. “A tragédia resultou num grande prejuízo para a gente”, acrescentou.

O objetivo do PSDB agora é recuperar o eleitorado. “Sentíamos uma perda de votos de eleitores nossos quando Marina chega, mas agora, nas próximas semanas, a tendência é recuperarmos. Hoje é mais importante, para nós, tirar votos de Marina do que da Dilma (Rousseff)”, ponderou. Régis lembrou ainda de eleições anteriores onde o quadro era parecido com o atual e os tucanos conseguiram ultrapassar o segundo colocado para configurar o segundo turno na disputa presidencial. “Já haverá um empate técnico com os dois candidatos (Marina e Aécio) na próxima semana e isso nos favorece”, vaticinou. 

Nessa quarta (17), os tucanos fizeram ações na Zonal Sul da capital pernambucana. Amanhã será a vez de Olinda. Outras mobilizações, de acordo com André Régis, também devem acontecer em Paulista, Jaboatão dos Guararapes e outras cidades da Região Metropolitana do Recife, além do interior do estado. 

COMENTÁRIOS dos leitores