Pernambucanos acreditam que o estado mudou para melhor

A região do Sertão é onde a população mais acredita que o estado mudou para melhor

qui, 02/10/2014 - 14:35

O levantamento do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau com as intenções de voto para o governo do Pernambuco e ao Senado, divulgada nesta quinta-feira (2), também questionou se as pessoas acreditam que o estado mudou para melhor nos últimos anos. A amostra apontou que 67% dos entrevistados responderam positivamente, contra 29% que responderam negativamente. Apenas 4% não souberam ou não quiseram responder.

A região onde a população mais acredita que o estado mudou foi a do Sertão, na qual 70% dos entrevistados responderam positivamente. Na Zona da Mata esse número foi de 64% e no Agreste 66%. Nas outras regiões do estado atingiu 67%. 

A pesquisa seguiu questionando as pessoas que responderam positivamente quem seria a pessoa responsável pelas mudanças. 71,4% dos entrevistados afirmaram que o responsável foi Eduardo Campos, 13,8% disseram que foi o ex-presidente Lula, e apenas 5% citaram a presidente Dilma Rousseff. 5,1% acham que foram outras pessoas e 4,7% não souberam responder. 

Dos 67% que afirmaram que o estado mudou, 84% disseram acreditar que a mudança vai continuar e apenas 6% responderam negativamente, enquanto 10% não soube responder. Entre as regiões, os entrevistados do Sertão do São Francisco foram os que se mostraram mais otimistas, 88% afirmaram acreditar que as mudanças vão continuar. O menor número foi no Agreste, onde 82%  acreditam na continuidade das mudanças. 

Questionados sobre quem seria a pessoa que pode fazer o estado continuar mudando para melhor, 50,2% citaram o nome do candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Paulo Câmara. O candidato do PTB, Armando Monteiro, aparece logo em seguida com 28,7%. Os presidenciáveis também foram lembrados. Dilma Rousseff foi citada por 7,6% dos entrevistados, já Aécio Neves foi lembrado por 1,5%. O ex-presidente Lula tem 1,4%, e outros 1,9%. 7,3% não souberam responder.    

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores