29 cidades de PE deram mais de 35% dos votos a Aécio
Os maiores percentuais de votos do tucano em Pernambuco foram concentrados no Agreste e Zona da Mata
O candidato à presidência da República pelo PSDB, Aécio Neves, chegou bem perto de se tornar o novo gestor do país. Pouco mais de 3 milhões de votos o separaram de Dilma Rousseff (PT), no segundo turno do Pleito. Essa foi quase a mesma quantidade de votos conquistados pela petista em Pernambuco.
Apesar do tucano desfrutar de cabos eleitorais fortes em Pernambuco, como o governador eleito, Paulo Câmara (PSB), e o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), Aécio só conquistou 29,80% da adesão dos eleitores no estado. Em 29 municípios pernambucanos, ele angariou mais de 35% dos votos e na cidade de Taquaritinga do Norte venceu a presidente. Os números alcançaram a marca de 51,52%, o que representa 7.340 dos votos. Curiosamente, a cidade de Taquaritinga do Norte é comandada pelo PSB, tendo como gestor Evilásio Araújo.
Há quem defenda que Dilma ganhou graças ao programa do Governo Federal, Bolsa Família, como defende a deputada estadual, Terezinha Nunes (PSDB). Em entrevista concedida a uma rádio local, a deputada afirmou categoricamente que o bolsa família rendeu a vitória ao PT. “Não é preciso fazer nenhuma análise, é só ver o percentual de votos nos Estados dependentes do programa. Isso é claro, claríssimo”, declarou a tucana, ressaltando que a maior parte dos eleitores de Dilma no Nordeste e boa parte de Minas são beneficiárias do bolsa família. “A classe média foi a mais expressiva no voto a Aécio, porque a classe média sabe que o que está aí vai piorar. Sabe que vamos ter aumento de todas as tarifas, que o aumento da gasolina vem muito forte, que Dilma terá dificuldades enormes para resolver o problema econômico”, cravou Terezinha Nunes.
De acordo com o analista político Maurício Romão, o mapa da votação está relacionado a força do apoio nas localidades. “É difícil buscar um padrão de comportamento em Pernambuco. O que retrata um pouco é a importância do PSB no estado, pois conseguiu eleger o novo governador. Em Recife, Aécio conquistou 40% dos votos, reforçando a tese da importância do apoio político”, afirmou Romão. O analista de política ainda avaliou que se a eleição fosse decidida pelas votações nas capitais do Brasil, o PSDB teria saído vitorioso.
Nas cidades em que Aécio Neves obteve mais de 35%, os votos dos pernambucanos estiveram concentrados no Agreste e Sertão. 42% dos eleitores do tucano são da região do Agreste, 45% estão na Zona da Mata, outros 7% na Região Metropolitana do Recife, 3% no Sertão e 3% no Arquipélago de Fernando de Noronha.