Estudantes terão um dia de deputado

Alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental de escolas de várias regiões do país que terão a oportunidade de conhecerem o processo legislativo

qua, 29/10/2014 - 20:39
Assessoria/Câmara Federal Assessoria/Câmara Federal
Assessoria/Câmara Federal Aproximadamente 400 estudantes devem participar do projeto Assessoria/Câmara Federal

O plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, será ocupado por um público diferente. As cadeiras que são ocupadas pelos parlamentares eleitos pelo povo será “tomada” por aproximadamente 400 estudantes nesta quinta-feira (30). Os jovens são alunos do 5º ao 9º anos do ensino fundamental de escolas de várias regiões do país que terão a oportunidade de conhecer o processo legislativo. O projeto é organizado pelo Plenarinho, portal infantil da Câmara. 

Os estudantes poderão debater e votar três projetos de lei que foram apresentados e escolhidos durante o processo de seleção do evento. Todos os projetos estão relacionados a educação e cultura. Um deles, de autoria de Francisco Quirino, da Escola de Aplicação Dom João José da Mota e Albuquerque, cria a Conferência Nacional Infanto-juvenil dos Estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, a qual deveria ocorrer a cada quatro anos e ter como tema central os direitos estudantis. 

Outro projeto, apresentado por Lívia Carneiro, do Colégio Bernoulli, determina que todo estabelecimento ou empresa que disponibilizar uma minibiblioteca para seus clientes ou empregados será beneficiado com desconto de 1% no ICMS. O terceiro projeto, de Zack de Carvalho, cria a Bolsa Cultura para crianças, adolescentes e jovens que participarem de forma amadora de projetos culturais, como grupos teatrais, orquestras, danças, sambas de roda e outros.

Em 2014 o câmara mirim chega a sua nona edição. Alguns projetos apresentados no programa já se transformaram em projeto de verdade, como o reaproveitamento da água da chuva em prédios públicos e transporte escolar adequado para todos. A sessão plenária do Câmara Mirim acontece no Plenário Ulysses Guimarães das 9h às 12h.  

  

COMENTÁRIOS dos leitores