PSB define alinhamento nacional nesta semana

Reunião de Executiva do partido para anunciar a decisão está agendada para a próxima quinta-feira (27)

por Giselly Santos seg, 24/11/2014 - 13:41
Divulgação/PSB Até agora, um dos pensamentos unânimes entre os pessebistas é de não se alinhar ao PSDB para uma oposição Divulgação/PSB

O PSB se reúne esta semana para definir o alinhamento nacional para os próximos quatro anos. A expectativa é de que a legenda se declare "oposição independente" ao segundo governo da presidente Dilma Rousseff (PT), o que dará brechas para possíveis acordos com o PT e embates do PSB ao lado da bacada de oposição. A reunião da cúpula socialista para anunciar o posicionamento está agendada para a próxima quinta-feira (27), em Brasília.

Nas últimas semanas, o presidente socialista realizou reuniões com os governadores eleitos, senadores, deputados e presidentes estaduais com o objetivo de escutar a opinião sobre qual deve ser a posição do PSB no cenário político, econômico, social e desenvolvimentista do país. Até agora, um dos pensamentos unânimes entre os pessebistas é de não se alinhar ao PSDB para uma oposição "linha dura", como vem prometendo os tucanos. Até porque o PSB é detentor de nomes que interessam ao PT em alguns Estados e vice-versa. 

“A decisão final será tomada na reunião da Executiva. Nós vamos manter a coerência e os compromissos político-ideológicos, programáticos e populares que sempre marcaram a história do Partido Socialista Brasileiro”, afirmou Siqueira. Além de decidir sobre os rumos do partido para os próximos quatro anos, a Comissão Executiva Nacional irá avaliar o resultado eleitoral do PSB em cada Estado e as denúncias que envolvem o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), falecido em agosto deste ano.

COMENTÁRIOS dos leitores