Ipojuca conquista Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres

A comenda será entregue no próximo dia 31 de março

dom, 22/03/2015 - 10:23
Clélio Tomaz/LeiaJáImagens /Arquivo A sessão solene será realizada na Casa Joaquim Nabuco Clélio Tomaz/LeiaJáImagens /Arquivo

A cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR) foi uma das vencedoras do Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres - 2015, concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O município receberá a comenda por promover políticas públicas para a população feminina, conquistando o primeiro lugar entre as concorrentes do Grande Recife. A cerimônia de entrega da honraria será realizada dia 31 de março, às 18h, na Casa Joaquim Nabuco.

Entre as ações que influenciaram na escolha do município, estão à criação do primeiro Núcleo Municipal de Prevenção ao Tráfico de Mulheres do Brasil, a Ouvidoria da Mulher e o Centro de Referência para as Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexista Dona Amarina. A cidade ainda se notabilizou pela criação do programa de rádio “A Voz da Mulher”, que orienta e informa sobre ações e serviços voltados para a população feminina, todas as segundas e terças em duas rádios ipojucanas. 

Após tomar ciência da homenagem a secretária da Mulher do Ipojuca, Dora Pires comemorou a conquista afirmando estar felize pelo reconhecimento por parte do poder legislativo estadual.

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura do Ipojuca foi indicado pelo deputado Miguel Coelho (PSB). Para o parlamentar a escolha é merecida e pode ajudar a incentivar outras gestões. Além do Ipojuca as cidades de Barreiros, Garanhuns e Serra Talhada foram contempladas representando, respectivamente, a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão.

A honraria - O Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres foi criado em novembro de 2013 com o objetivo de agraciar anualmente os municípios do Estado de Pernambuco que desenvolvem políticas públicas em favor das mulheres. Para a concessão da honraria, são avaliados o quantitativo de cargos públicos ocupados por mulheres e a execução de projetos e ações voltados para a melhoria do atendimento à saúde da mulher, o enfrentamento da violência contra a mulher, a erradicação do analfabetismo e elevação da escolaridade e a qualificação profissional da mulher. Somente podem ser indicadas cidades que possuem organismo de políticas para as mulheres.

*Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores