Reforma Política deve ser votada na Câmara em 26 de maio

O prazo, segundo Cunha, é para que as mudanças possam valer já para as eleições municipais de 2016

por Giselly Santos sab, 25/04/2015 - 11:10

Os projetos que versam sobre a reforma do sistema político no país devem começar a ser apreciadas pela Câmara dos Deputados no dia 26 de maio. A data foi divulgada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Segundo ele, os textos vão ao plenário com ou sem a aprovação final da Comissão Especial criada para discuti-los. 

O prazo, segundo Cunha, é para que as mudanças possam valer já para as eleições municipais de 2016. Além das propostas que tramitam na Câmara, há ainda a possibilidade de se fazer um referendo popular, caso isso aconteça, os textos só vão valer para 2018.

Para o presidente, o sistema proporcional usado hoje em dia “está falido, pois permite que, muitas vezes, um candidato a deputado pouco votado possa ser eleito pelos votos de outro mais votado. E aqueles que tiveram uma votação mais expressiva acabam virando suplentes”.

“Durante as eleições, todos defendem a reforma política, mas, na hora de votar, não há consenso e por isso a proposta não sai do papel”, argumentou o peemedebista, nessa sexta-feira (24), ao participar do projeto Câmara Itinerante, em Cuiabá.

COMENTÁRIOS dos leitores