Deputados discutem cortes orçamentários no MEC e Pronatec
Temas serão debatidos com representantes do governo federal e outras entidades em duas audiências públicas marcadas para esta terça-feira (5)
A educação no Brasil será discutida em duas audiências públicas da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (5). Pela manhã será abordado o alcance do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). À tarde, os parlamentares debaterão sobre os cortes orçamentários que atingiram o Ministério da Educação.
Para discutir o Pronatec, foram convidados o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Machado Feres, a coordenadora-geral de Execução de Bolsas do Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação, Maristela Debenest, o secretário Nacional da Juventude, Gabriel Medina, a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Bárbara Melo, e a representante da União Nacional dos Estudantes, Virginia Barros.
O programa foi criado em 2011, no primeiro ano de gestão da presidente Dilma Rousseff. São oferecidos gratuitamente cursos técnico-profissionalizantes de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores, em parceria do governo federal com o Sistema S (Senai, Senat, Senac e Senar) e instituições privadas habilitadas pelo MEC.
Sobre o orçamento da educação, os deputados acreditam que os cortes representam um paradoxo diante do lema do governo federal - Pátria Educadora. Para a audiência foram chamados os ministros Aloísio Mercadante (Casa Civil), Renato Janine Ribeiro (Educação), Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento).