Ocupe Estelita e fusão de siglas marcam semana política

Nos últimos dias Marília Arraes se licenciou e o PT-PE discutiu diversidade sexual

por Élida Maria sab, 09/05/2015 - 15:32

A semana no meio político começou com a regularização dos títulos de eleitores de alguns cidadãos faltosos às últimas eleições. No decorrer dos dias, o Recife se movimentou com a manifestação do Ocupe Estelita e do Movimento Direitos Urbanos, que se posicionaram contra o Projeto de Lei (PL) 08/2015, aprovado na Câmara do Recife e os membros do PSB e do PPS continuaram em conversa sobre a possível fusão.

Na segunda-feira (4), a Câmara do Recife teve uma sessão bem agitada. Na Casa Legislativa o PL que trata do Projeto Urbanístico no Cais José Estelita foi aprovado em clima de revolta no Plenário. No local, vereadores da oposição se negaram a votar na norma. Devido impasses, o presidente da Câmara, vereador André Vicente Gomes (PSB), pediu para fechar as portas da Casa José Mariano e o tumulto tomou conta da parte externa. 

Na terça-feira (5) começaram os desdobramentos contrários a aprovação do Projeto de Lei. Por isso, manifestantes protestaram contra. Na mesma data o PPS anunciou ir buscar novas informações em Brasília sobre a fusão com PSB e o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) garantiu que a legenda não mudará a sigla nem o número. Na mesma noite movimentos “Vem para Rua”, convidaram as pessoas a participarem do panelaço contra a propaganda do PT exibida durante à noite. 

Na quarta-feira (6), o deputado estadual Edilson Silva (Psol) disse que há irregularidades em contrato da Arena Pernambuco e secretários da Fazenda do Nordeste debateram sobre ajustes fiscais. Ainda na quarta-feira, o vereador de Olinda Arlindo Siqueira (PSL) ingressou no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco contra a deputada Luciana Santos (PCdoB) e a vereadora do Recife, Marília Arraes (PSB), saiu de licença maternidade e aproveitou o discurso para criticar Geraldo Julio (PSB).

Na quinta-feira (7), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) criticou os excessos do movimento 'Ocupe Estelita' e o deputado Sílvio Costa Filho compareceu a evento nacional do PRB, mas negou migração para a sigla. Já na sexta-feira (8), a Executiva do PSB-PE anunciou ser contra  a fusão com o PPS e governadores do Nordeste se reuniram com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, em Natal. Neste sábado (9) o PT-PE realizou um debate sobre diversidade sexual, gênero e raças e o deputado federal Tadeu Alencar confirmou debate na Câmara do Recife na próxima segunda-feira (11) sobre a reforma política.

COMENTÁRIOS dos leitores