PT-PE diverge de críticas de Eustáquio sobre casamento gay
Em nota, a executiva estadual do partido disse que o posicionamento do vereador deve ser objeto de análise
O Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) se posicionou nesta terça-feira (26) sobre as críticas feitas pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) em relação ao casamento coletivo gay no Recife. Em nota, a executiva estadual do partido pontuou a existência de setoriais do segmento LGBT dentro da legenda e alegou que a postura do petista não corresponde ao sentimento majoritário do partido.
“A respeito do casamento civil entre pessoas com relações homoafetivas, promovido pela Prefeitura do Recife e repudiado pelo vereador Luiz Eustáquio, esclarecemos que esta opinião do vereador não expressa o posicionamento e as resoluções do Partido dos Trabalhadores”, explica o PT.
Seguindo as justificativas contrárias a Eustáquio, a legenda ressaltou a participação de segmentos LGBT dentro da sigla. “Dentro da sua organização de base, o PT tem como um dos setoriais, o setorial LGBT, que defende e formula teses pela construção de uma sociedade que respeite a diversidade e combata a homofobia, concepção esta constante dos princípios, diretrizes e normas estatutárias do PT”, esclareceu.
Na nota, o PT-PE também ressalta a participação da legenda em atividades do segmento e elogia a iniciativa da Prefeitura do Recife. “O nosso partido tem participado efetivamente de todos os fóruns que debatem os direitos da população LGBT, além de promover discussões internas sobre a temática e neste sentido, apoia a iniciativa da Prefeitura do Recife, mesmo lhe fazendo oposição”, destacou.
Por fim, o texto com a posição da postura da executiva estadual, sugere uma avaliação das declarações do vereador. “Portanto, posições como esta do vereador Luiz Eustáquio devem ser objeto de análise nas instâncias do partido”, concluiu a nota do PT.