PT prioriza defesa do partido e do governo, alega Falcão

Em encontro estadual no Recife, petistas prometem se “armar” para vencer os desafios

por Élida Maria dom, 31/05/2015 - 12:55

Lideranças locais e nacionais do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco (PT-PE) participam, neste domingo (31), da segunda etapa do Encontro Estadual da legenda no Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Pernambuco (Sindsep), no Recife. O evento preparatório para o V Congresso Nacional da sigla segue até às 14h de hoje e entre os assuntos estão os desafios do PT, o Processo de Eleição Direta (PED) e a defesa do governo. O evento conta com a presença do presidente nacional do PT, Rui Falcão, vereadores, deputados e demais lideranças locais. 

Para a presidente estadual do PT-PE, deputada Teresa Leitão, a vinda de Falcão é estratégica. “Assim que o convidamos ele logo aceitou porque ele acompanhou todo o processo de reunificação do partido, do PED, as nossas tentativas de fortalecendo partidário, construção e aperfeiçoamento da nossa unidade interna e ele foi uma peça importante”, enfatizou. 

Detalhando o objetivo principal do encontro, a parlamentar explicou já ter realizado neste ano plenárias municipais, debates setoriais e ter sediado o encontro Nordeste da Fundação Perseu Abramo. “Hoje é a parte mais aberta para os militantes, para os diretorianos, vereadores, deputados, então, a gente espera fazer um bom debate e levar posições do Estado de Pernambuco em relação às principais temáticas que serão debatidas lá no nosso encontro”, pontuou. 

Apesar dos eventos promovidos e da intensificação dos debates, Teresa Leitão reconheceu os desafios do PT. “O saldo que iremos apresentar aqui dos encontros municipais e das plenárias regionais é que o PT vive uma conjuntura muito difícil pela sua forte presença no Governo Federal (...). É um desafio, e por isso, o partido precisa se armar para enfrentar esses desafios e os caminhos que estão sendo colocados é o aprofundamento da nossa unidade interna e a defesa daquilo que nós fizemos como governo para mudar a face do Brasil”, prometeu, elevando as políticas públicas promovidas pelo governo. 

Também presente no encontro, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, ressaltou a participação de Rui Falcão, mas, em sintonia com a presidente estadual, destacou as dificuldades enfrentadas. “Hoje nós vivemos um momento de dificuldade, e ao mesmo tempo, um momento muito decisivo, quando vamos ter esse Congresso que deverá fazer alguns ajustes na política partidária, que deverá estabelecer algumas prioridades para este ano e o ano que vem que é um ano de eleição, e acima de tudo, porque deve pensar o futuro do nosso partido”, observou. 

Rui Falcão revelou os principais assuntos que serão abordados e reforçou o Congresso Nacional marcado para junho. “Nós vamos discutir os principais temas do Congresso que o PT realiza agora de 11 a 13 de junho na cidade de Salvador, na Bahia. Quero saber também como está à organização do PT aqui no Estado, examinar um pouco a conjuntura nacional”, revelou. 

O líder nacional do PT também contou a principal prioridade do partido neste momento. “A prioridade nossa agora é que a militância faça a defesa do PT e do governo. Nós temos sido alvo de uma campanha de ódio, de ressentimento, não por conta de nossos erros eventuais, mas por causa de nossas virtudes, por ter, ao longo de 12 anos, mudado tanto a vida do país, ter ferido interesses poderosos, combatido preconceitos seculares. Então, é importante que haja uma mobilização em defesa de nosso partido”, sinalizou Falcão. 

COMENTÁRIOS dos leitores