No Peru, Humberto fala sobre sistema de saúde das Américas

Congresso termina nesta sexta-feira (6), quando deve ser assinada a Declaração de Paracas, com os principais compromissos tirados do encontro

por Giselly Santos qui, 04/06/2015 - 14:54
Assessoria de Imprensa/Divulgação Humberto também deve abordar as principais iniciativas durante o período que foi ministro da Saúde no governo Lula Assessoria de Imprensa/Divulgação

Representando o Brasil no I Congresso de Comissões de Saúde dos Parlamentos das Américas, o líder do PT no Senado, Humberto Costa, palestra na tarde desta quinta-feira (4) sobre a "Modernização e descentralização dos sistemas de saúde nos países das Américas". 

O petista, que foi ministro da Saúde durante o primeiro mandato do ex-presidente Lula (PT), vai falar também sobre a implantação de programas que criou quando ministro, como o Samu, o Farmácia Popular e o Brasil Sorridente. 

Desde essa quarta-feira (3), quando iniciou o Congresso, representantes de quase todos os países da América travam uma articulação conjunta entre os parlamentos em favor da saúde. "Nós queremos construir uma rede integrada no continente para discutirmos modelos humanizados e o estabelecimento de marcos jurídicos comuns pautados em políticas públicas de qualidade", afirma Humberto.

O principal ponto do evento, levantado como um desafio pelos representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) aos congressistas, é garantir, em todos os países das Américas, cobertura universal à população, uma vez que, em muitos deles, o acesso pleno só é garantido a quem cotiza para a seguridade social.

O Congresso termina nesta sexta-feira (5), quando deve ser assinada a Declaração de Paracas, com os principais compromissos tirados do encontro.

COMENTÁRIOS dos leitores