Governo lança site para estreitar diálogo com população

Plataforma digital Dialoga Brasil permitirá que a população opine sobre programas desenvolvidos pelos ministérios

por Dulce Mesquita ter, 28/07/2015 - 16:19 Atualizado em: ter, 28/07/2015 - 16:23
Ichiro Guerra/PR Dilma e ministros participaram do lançamento da plataforma digital Ichiro Guerra/PR

O governo federal lançou, nesta terça-feira (28), uma plataforma digital para fortalecer o diálogo com a sociedade. O Dialoga Brasil irá apresentar 80 programas elencados dentro de 14 temas para que a população possa sugerir melhorias.

Inicialmente, quatro temas já estão disponíveis para a análise: saúde, segurança pública, educação e redução da pobreza. Os próximos temas que serão colocados no ar para a sociedade contribuir são meio-ambiente, esportes, cultura e cidades.

Na área de redução da pobreza, os usuários poderão fazer sugestões sobre o Plano Brasil Sem Miséria, Assistência Social, Programa Bolsa Família e Cisternas, todos de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para o Ministério da Saúde, é possível opinar sobre os programas Mais Médicos e Mais Especialidades, serviços nos postos de saúde, Samu e Unidades de Pronto Atendimento, além da Farmácia Popular, incentivo ao parto normal e vida saudável.

Na atuação do Ministério da Educação, as propostas serão recebidas de acordo com quatro temas: educação báscia, ensino superior, ensino técnico e valorização dos professores. Já o Ministério da Justiça ficará atento às sugestões à segurança pública integrada, Sinesp, proteção nas fronteiras, programa Crack é possível vencer e forças federais de segurança.

Além das sugestões, as pessoas poderão curtir propostas de outros participantes, conhecer as principais iniciativas e programas do governo, além de participar de bate-papos virtuais com os ministros de cada uma das áreas envolvidas. Em novembro de 2015, o governo federal começa a responder as três propostas mais apoiadas de cada programa.

COMENTÁRIOS dos leitores