Petrobras vai concluir Refinaria Abreu e Lima, diz Bendine

O presidente da estatal pontuou que será necessário um investimento de R$ 3 bilhões para a obra ser concluída

por Giselly Santos qui, 15/10/2015 - 12:41

O presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, disse em depoimento à CPI da Petrobras, que a empresa vai concluir as obras da Refinaria Abreu e Lima, Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e está buscando parceiros internacionais para concluir o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Em Pernambuco, a obra foi paralisada após o início das investigações da Operação Lava Jato.

Segundo Bendine, a primeira fase da Abreu e Lima já está em operação e a segunda fase vai exigir investimentos de R$ 3 bilhões da empresa para ser concluída. “A primeira fase não está ainda em pleno funcionamento por questão de licença ambiental e a segunda fase já está 87% pronta”, disse nessa quarta-feira (14).

A refinaria Abreu e Lima teve custo inicial estimado em 2,5 bilhões de dólares, valor que subiu para 18,5 bilhões de dólares ao final da construção. Os antecessores de Bendine na Petrobras, Graça Foster e José Sérgio Gabrielli, disseram que a estimativa inicial era falha e que o projeto sofreu modificações ao longo da obra.

O mesmo aconteceu com o Comperj, projetado para abrigar um pólo petroquímico, projeto que foi reduzido depois para apenas uma refinaria. Em relação ao Comperj, Bendine disse que já há três parceiros em vista para concluir o complexo.

*Com informações da Agência Câmara.

COMENTÁRIOS dos leitores