Estudantes recifenses avaliam governo Dilma como ‘péssimo’

De acordo com um levantamento divulgado pelo IPMN, a avaliação negativa chega a 74,9%

por Giselly Santos ter, 03/11/2015 - 10:42
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Ausência de investimentos em programas como o Fies pode ter ampliado a avaliação negativa entre os estudantes Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O governo da presidente Dilma Rousseff (PT) tem sido avaliado negativamente por diversas instâncias do país. Entre os estudantes recifenses o quadro não é diferente. De acordo com um levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), nesta terça-feira (3), a gestão da petista foi considerada péssima por 56,3% dos feras que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no último dia 24, na capital pernambucana. 

Dos entrevistados, 18,6% avaliaram o governo como ruim. A amostra revelou também que 18,5% dos estudantes veem a gestão de Dilma como regular. Já os índices positivos chegam a 6,2%. Desses, 5,6% corresponde a avaliação de uma gestão boa e 0,6% ótima. 

De acordo com o doutor em ciências políticas e coordenador do IPMN, Adriano Oliveira, os números reforçam o quadro de avaliação negativa nacional. Para ele, apesar de os estudantes estarem prestes a ingressar no meio acadêmico, centro de discussão política, isso não prejudica a presidente.  “Não vejo nenhuma relação. Agora, se a economia melhorar e a presidente Dilma Rousseff voltar a fazer investimentos em políticas públicas, como o Fies, por exemplo, a tendência é que o quadro seja revertido diante dos estudantes”, observou o estudioso. 

As entrevistas foram realizadas no sábado (24), primeiro dia de aplicação das provas em todo o país. O IPMN ouviu 623 estudantes recifenses. Dos entrevistados, 56,3% recebem até um salário mínimo e 51% se identificaram como sendo do sexo feminino. A amostra registrou ainda que 32,3% estão acima dos 22 anos e 33,8% estão concluindo o ensino médio. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores