Ministra pede união no combate ao Aedes aegypti
Neste sábado (13) no Recife, a ministra Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, defendeu o engajamento da população como o principal mote de combate ao transmissor do Zika Vírus
O combate ao mosquito Aedes aegypti em Pernambuco ganhou um reforço neste sábado (13), quando mais de 7 mil militares, além de membros dos Correios e agentes de endemias integraram as ações do Dia Nacional de Esclarecimento contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunha e do Zika Vírus - mais conhecido como "Zika Zero".
Durante a cerimônia de abertura, que aconteceu na sede do Comando Militar do Nordeste, no bairro do Engenho do Meio, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello (PT), destacou a união das esferas governamentais para o combate aos focos do mosquito.
"Contamos com a unidade do país todo em torno deste assunto", disse. "Saímos às ruas hoje para conversar, orientar, mostrar o que a população deve fazer e convencê-la que este é um processo no qual todos devem fazer a sua parte. Se a população não se engajar, não vamos acabar com os criadores", acrescentou, logo após a abertura em entrevista à imprensa.
Para Tereza Campello, o principal meio de combate é a conscientização. "O processo de conscientização é a grande arma do Brasil, não podemos esperar se criar uma vacina. Todo dia é dia de combater o mosquito e de lutar nesta guerra", cravou.
Apesar das ações combativas, os casos de Zika e microcefalia no país não reduzem. Indagada se há algum possível erro da gestão federal, Campello negou. “Não estamos errando. Na medida em que você mostra o problema ele aparece mais. Não podemos esconder o problema”, amenizou.
Pernambuco é um dos Estados com o maior número de militares envolvidos neste Dia D, por conta das notificações das doenças causadas pelo mosquito – são 167 bebês confirmados com microcefalia. No Recife e Região Metropolitana, participam das atividades 1.345 militares, que percorrerão 31 bairros em grupos. Em todo o Nordeste, mais de 20 mil militares percorrendo as residências.
Além dos municípios da RMR, outras cidades do Estado também recebem ações do "Zika Zero" neste sábado, entre eles Garanhuns, onde o Exército dará orientações para reduzir os focos em carros pipas.
Novas atividades - Esta é a segunda fase da campanha "Zika Zero". Na próxima sexta-feira (19), a investida dos governos acontece nas escolas da rede pública e privada. "Aí sim conseguiremos sucesso, pois as crianças convencem. As crianças são multiplicadoras, é muito importante esse trabalho de conscientização”, destacou a ministra.
Explicando como aconteceria a etapa da sexta em Pernambuco, o comandante Militar do Nordeste, general Manoel Pafiadache, disse que já está preparando palestras específicas para as faixas etárias estudantis. “Temos médicos já elaborando as duas palestras específicas para séries distintas”, reforçou.