PSDB irá ao plenário se Conselho recusar processo de Cunha

Com decisão do primeiro vice-presidente da Câmara de anular a votação que determinou a continuidade do processo, o Conselho retoma os trabalhos nesta terça a partir da discussão do parecer do relator

por Giselly Santos ter, 16/02/2016 - 14:04

Único pernambucano que integra o Conselho de Ética na Câmara Federal, o deputado Betinho Gomes afirmou, nesta terça-feira (16), que o PSDB pretende recorrer ao plenário do deputado Marcos Rogério (PDT-RO) à representação contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não seja admitido pelo colegiado. 

O parecer, que propõe a continuidade das investigações contra Cunha, chegou a ser aprovado no final do ano passado por 11 votos a 9. No entanto, o vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), anulou a votação ao aceitar recurso do deputado Carlos Marun (PMDB-MS).

“Caso o parecer favorável não seja admitido, a bancada do PSDB recorrerá ao plenário para que seja levado a voto”, adiantou o tucano. “Esse é um tema tão escandaloso, que tem incomodado a opinião pública, mas parece que parte dos deputados não está sintonizada com as reclamações da população e com um padrão diferente de política. Faz vista grossa ou atenua suas posições para defender o presidente da Câmara”, acrescentou. 

Com decisão do primeiro vice-presidente da Câmara de anular a votação que determinou a continuidade do processo, o Conselho retoma os trabalhos nesta terça a partir da discussão do parecer do deputado Marcos Rogério. A expectativa é de que deputados aliados de Cunha peçam vista do parecer e, mais uma vez, adiem os trabalhos do colegiado. 

“Hoje retomamos o processo da estaca zero e, naturalmente, isso será mais desgastante para a Câmara. Nós que defendemos a abertura do processo contra Eduardo Cunha vamos persistir até que ele avance”, observou Gomes.

COMENTÁRIOS dos leitores