Impeachment: parecer será lido em Plenário nesta segunda
Votação que define se o processo de impeachment será instaurado ou não deve acontecer na próxima quinta (12)
O parecer que recomenda a abertura do inquérito de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) será lido no Plenário do Senado nesta segunda-feira (9). O texto com o voto do senador Antônio Anastasia (PSDB), relator da matéria na comissão especial, foi aprovado na última sexta (6) por 15 votos a favor e 5 contrários. A leitura do resultado da votação será feita pelo presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Após a exposição do documento, começa a contar o prazo de 48 horas para que ele seja votado no plenário. O início da discussão sobre a matéria está marcado para a próxima quarta (11). A previsão é de que a votação na quinta (12) pelo painel eletrônico, sem a chamada nominal, como aconteceu na Câmara dos Deputados.
Para a aprovação ou rejeição do pedido de impeachment o quórum necessário é de maioria simples, ou seja, a opção que receber no mínimo 41 votos (dos 81 senadores) será acatada. Caso seja aprovado, a presidente é afastada imediatamente do cargo por até 180 dias (seis meses) e o comando do país fica a cargo do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Se for rejeitado, o processo será arquivado.