TRE prepara urnas para o pleito em cidades da RMR

Os mais de 5 mil equipamentos que abrangem Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata começaram a receber os dados eleitorais nesta terça-feira (20)

por Giselly Santos ter, 20/09/2016 - 11:02

Os dados dos eleitores, candidatos, zonas e seções distribuídas nas cidades do Recife, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata começaram a ser incluídos nas urnas eletrônicas na manhã desta terça-feira (20). O processo, que acontece no depósito de urnas do Polo 1 no bairro da Iputinga, na zona leste, abrange mais 5,1 mil equipamentos destinados à votação, justificativa e contingência.

De acordo com secretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), Márcia Melo, os dispositivos tecnológicos inseridos nas urnas são compostos pelos programas de votação oficiais, distribuídos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último dia 7, a relação de eleitores da respectiva seção, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos.

“Aqui as urnas não são só preparadas, como também acontece uma última auditoria para verificar, no equipamento escolhido aleatoriamente, se realmente os dados estão corretos e no sábado [um dia antes do pleito], normalmente, fazemos uma vistoria. Nenhum outro procedimento pode ser feito na urna porque ela só funciona a partir das 7h do dia 2 de outubro”, explicou Márcia Melo, pontuando que o procedimento é acompanhado por membros de partidos, da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco e do Ministério Público.

Indagada sobre a garantia da segurança das informações e do recebimento do voto, a secretária disse que “é muito alta”.  "O TSE tem todo um recurso de segurança que detecta qualquer interferência realizada na urna antes do dia 2 e aponta, caso aconteça algo, no resultado da votação. Há diversos momentos em que se verifica esta corretude", observou.

Embed:

A inserção dos dados segue até a próxima terça-feira (27). Em todo o estado, a preparação das urnas iniciou no último sábado (17), com o polo de Jaboatão dos Guararapes. Pernambuco tem um total de 21.293 equipamentos de votação em 18 polos para serem lacrados e distribuídos a partir do dia 29.

COMENTÁRIOS dos leitores