Apenas 11% das mulheres se elegeram prefeitas

Segundo o estudo do Inesc, os partidos colocam as mulheres no pleito eleitoral “apenas para cumprir a cota mínima”

por Taciana Carvalho sab, 05/11/2016 - 19:49

Uma pesquisa do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) revelou que ainda é muito desigual a quantidade de mulheres que conseguem se eleger a um cargo público. Na eleição deste ano, apenas 11% das mulheres foram eleitas para assumir uma prefeitura. 

Segundo o estudo, um dos motivos é que as candidaturas de mulheres são as menos dotadas de investimento dos partidos, que as colocam apenas para cumprir a cota mínima. Avaliando todos os 68.755 prefeitos e vereadores eleitos, as mulheres representam 13,4% (9.226).

O balanço do Inesc também mostrou que, entre as prefeitas que irão assumir o mandato a partir de 2017, 71,29% são brancas, 26,21% pardas, 1,56% pretas, 0,78% amarelas e 0,16% indígenas. O número de prefeitos indígenas que venceram a disputa é pequeno: são seis prefeitos eleitos sendo dois de Pernambuco e um, respectivamente, na Paraíba, no Acre, Pará e Amazonas.

Política dominada pelos ricos

A pesquisa do Instituto também destacou que a política no Brasil é dominada pelos ricos: em 32 cidades brasileiras, os prefeitos eleitos declararam um patrimônio 100 vezes maior que o Produto Interno Bruto (PIB), que é formado pela soma das riquezas do município. A maioria, nas regiões Centro-Oeste e Nordeste.

COMENTÁRIOS dos leitores