Zenaldo tem candidatura cassada pela segunda vez

Decisão foi tomada novamente pelo juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann. Prefeito eleito vai recorrer.

qua, 23/11/2016 - 03:21
Rodrigo Pinheiro/LeiaJáImagens Zenaldo Coutinho é alvo de nova cassação de candidatura, mas promete recorrer Rodrigo Pinheiro/LeiaJáImagens

O prefeito eleito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), teve a candidatura cassada pela segunda vez pelo juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz, da 97ª zona eleitoral da capital. A decisão, em primeira instância, foi proferida na terça-feira (22). Zenaldo e o vice-prefeito eleito Orlando Reis correm o risco de ficar inelegíveis por oito anos. A assessoria do tucano já informou que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral no Pará (TRE-PA).

Zenaldo Coutinho é acusado de condutas relacionadas a propaganda eleitoral irregular e abuso de poder político e econômico. Em nota, a Prefeitura de Belém informou que o tucano está tranquilo em relação às acusações deste novo processo. Esta é a quinta decisão do juiz contrária à candidatura de Zenaldo. 

Nota - "A Prefeitura de Belém informa que vai recorrer da decisão do juiz Antônio Cláudio Von Lohrmann Cruz, que determina a cassação da candidatura de Zenaldo Coutinho à prefeitura de Belém", diz a nota. "Essa é a quinta decisão do referido juiz que, ao contrário da decisão tomada às vésperas do segundo turno, não tem o efeito prático de influenciar na preferência dos eleitores". 

Em outubro, antes do segundo turno das eleições, o juiz Von Lohrmann cassou a candidatura de Zenaldo alegando que prefeito e vice usaram de conduta vedada no processo eleitoral. Em seguida, o próprio juiz concedeu efeito suspensivo e Zenaldo, que recorreu à decisão, pode concorrer normalmente no pleito. O Pleno do TRE-PA ainda vai apreciar a questão. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores