Marisa passará por exames para confirmar morte cerebral

Avaliações são protocolares quando o óbito é constatado por morte cerebral

por Giselly Santos sex, 03/02/2017 - 09:30
Leonardo Soares/Estadão Conteúdo/Arquivo Leonardo Soares/Estadão Conteúdo/Arquivo

A ex-primeira-dama Marisa Letícia deve passar nesta sexta-feira (3) por um protocolo de avaliação de morte cerebral. De acordo com a nota, divulgada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os procedimentos, pelas regras estabelecidas, podem se estender ao longo de todo o dia de hoje. A esposa do líder-mor petista morreu nessa quinta (2). 

O primeiro exame deve acontecer às 12h, e o segundo pelo menos seis horas após o primeiro, às 18h, para comprovar a perda definitiva e irreversível das funções cerebrais. Os procedimentos de doação de órgãos só podem ocorrer após a conclusão do protocolo. O corpo de Dona Marina, como é conhecida, será velado em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e depois cremado. 

No último dia 24 ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), precisou fazer procedimentos cirúrgicos para estancar o sangramento no cérebro, ficou em coma induzido, mas um exame nessa quinta constatou a falta de fluxo no cérebro dela. Segundo o médico da família, o AVC foi causado pelo rompimento de um aneurisma que fora identificado dez anos atrás. 

COMENTÁRIOS dos leitores