Vereador quer anular mudanças em ônibus da Avenida Caxangá
Ivan Moraes (PSOL) solicitou que o prefeito Geraldo Julio (PSB) convoque o Conselho de Transporte Metropolitana para rever a determinação até que as obras do corredor leste/oeste sejam concluídas
O vereador Ivan Moraes (PSOL) protocolou um requerimento na Câmara do Recife solicitando ao prefeito Geraldo Julio (PSB) que convoque uma reunião extraordinária com o Conselho Superior de Transporte Metropolitano, através da Secretaria de Mobilidade, para anular as recentes mudanças em oito linhas de ônibus que trafegavam pela Avenida Caxangá.
Segundo o parlamentar, muitas pessoas o procuraram para reclamar das alterações por se sentirem prejudicadas com a atual situação. Os usuários dos coletivos, disse o vereador, “foram pegos de surpresa e sem esclarecimento. Compreendemos que o sistema BRT é importante e a integração temporal, possível, mas desde que as obras estivessem finalizadas”.
Mesmo considerando a Lei Federal número 11.107/ 2005 – que dispõe sobre a contratação de consórcios públicos de transporte, e que tirou dos municípios o direito de legislar sobre o setor – Ivan Moraes frisou que “a prefeitura tem responsabilidades, por possuir 35% de participação no Grande Recife Consórcio de Transporte”.
As alterações atingiram cerca de 27 mil usuários que utilizavam diariamente as linhas que atendem os bairros e comunidades de Engenho do Meio, Brasilit, Sítio das Palmeiras, Cordeiro, Roda de Fogo, Torrões, Iputinga e Detran. Eles passaram a fazer integração temporal com o Corredor Leste/Oeste do BRT.