Humberto acusa Temer de inverter prioridades do governo
Segundo o petista, Temer abandonou o Nordeste. "O que a gente vê são cortes e mais cortes de investimentos na região", cravou
O líder da oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), afirmou, nesta sexta-feira (24), que o presidente Michel Temer (PMDB) inverteu as prioridades do Governo Federal e não tem aplicado políticas públicas direcionadas ao Nordeste. Segundo o senador, um levantamento realizado pelo IBGE revela que foi a região que mais perdeu empregos no Brasil em 2016. Só no quarto trimestre do ano passado, a taxa de desocupação subiu de 10,5% para 14,4%, um incremento de 33%. No Brasil, a taxa de desocupação foi de 12%.
“O número recorde de desempregados no Nordeste mostra que a região foi a que mais sofreu com o golpe. Nos governos de Lula e Dilma havia uma preocupação com o desenvolvimento regional e uma série de ações voltadas para cá. Com Temer, essa política acabou. O que a gente vê são cortes e mais cortes de investimentos na região. E programas como o de distribuição de cisternas, fundamental para garantir água para milhares de pessoas neste período de seca, estão à míngua”, avaliou Humberto.
O senador também voltou a criticar o atraso nas obras da Transposição do Rio São Francisco. “Dilma deixou a obra da Transposição com 90% das suas atividades concluídas. Nada justifica que passe por um atraso de mais de um ano. Estamos vivendo um retrocesso enorme no Nordeste inteiro. Temer quer restituir a política velha dos coronéis. Mas nós não vamos permitir isso. Seguiremos lutando pelo povo nordestino e denunciando”, disse o líder da oposição.