“O objetivo da CPI da Previdência é a verdade”, diz Paim

O senador Paulo Paim (PT), responsável por protocolar o requerimento para criação da comissão, disse que é necessário mostrar que “há uma fraude”

por Taciana Carvalho ter, 21/03/2017 - 18:02
Wilson Dias/Agência Brasil/Fotos Públicas Wilson Dias/Agência Brasil/Fotos Públicas

Na tarde desta terça-feira (21), durante coleta de assinaturas de parlamentares para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, o senador Paulo Paim (PT), que protocolou requerimento para criar a comissão, disse acreditar que os demais colegas não se “acorvadaram” no sentido de voltar atrás e barrar a CPI. Até o final de hoje, os senadores podem aderir ou tirar o seu nome da lista. 

“A questão da Previdência está em todo o povo brasileiro. Eu não acredito que eles [senadores] se acovardem. Eu confio neles. Essa CPI vai ser instalada no mês de abril”, afirmou durante coletiva de imprensa. 

Paim, que é responsável por protolocar o pedido junto à Secretaria-Geral da Mesa do Senado, também declarou que com o dinheiro arrecadado no Brasil é possível arcar não apenas com a Previdência, como também sobra para ajudar na área da saúde. “Olhe nos nossos olhos e acreditem. Temos dados dos fiscais da Fazendo e da Receita e eles provaram para nós que dá. O objetivo da CPI é a verdade”. 

Ele destacou que é necessário mostrar que “há uma fraude” e sobre a necessidade de combater a corrupção. “Tenho 31 anos aqui no Congresso. Não esqueçam que outras CPIs já cassaram parlamentares”, alertou.

O petista ainda garantiu que a comissão irá agir dentro do Senado e também nas ruas. “Vamos fazer o debate em todos os estados para que a população saiba quem é quem. Por isso a CPI é fundamental”, concluiu. 

Paulo Paim protocolou o requerimento, hoje, ao lado de movimentos sociais e líderes. O regimento do Senado Federal diz que são necessárias, pelo menos, 27 assinaturas para que uma CPI seja criada. Um dos pontos que despertou a revolta da população é que a reforma, entre outros pontos, estabelece a idade mínima de 65 anos para que um trabalhador, seja mulher ou homem, se aposente. Para que uma pessoa possa receber o benefício integral terá que ter um tempo de contribuição, ao menos, de 49 anos. 

 

COMENTÁRIOS dos leitores