Urnas para eleição de Ipojuca começam a ser preparadas

No próximo domingo (2), ocorrerá uma nova eleição no município. Romero Sales (PTB), que venceu a eleição em 2016, foi impedido pela Justiça de assumir a prefeitura

por Taciana Carvalho ter, 28/03/2017 - 16:35
Nelson Jr./ ASICS/TSE/Fotos Públicas Nelson Jr./ ASICS/TSE/Fotos Públicas

Faltando menos de uma semana para a eleição suplementar do município de Ipojuca, que está marcada para o próximo domingo (2), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), nesta terça-feira (28), iniciou a preparação das urnas eletrônicas. O processo consiste em colocar, nos equipamentos, todas as informações necessárias para a votação que, posteriormente, são testadas, lacradas, identificadas e auditadas. 

A cerimônia de preparação aconteceu no bairro da Iputinga, no depósito de armazenamento de urnas do Recife, com a presença de representantes dos dois candidatos que disputam o pleito na cidade: Célia Sales (PTB) e Carlos Santana (PSDB). 

O coordenador Mlexener Romeiro contou que, ao todo, serão 188 urnas disponibilizadas, além de outras 17 de reserva. “Para cada uma delas a gente transfere o software oficial da Eleição, os dados, fotos dos candidatos e, depois, confirma se estão em pleno funcionamento. Ao final, será feita a lacração oficial confeccionada pela casa da Moeda do Brasil, que será devidamente assinada pelas autoridades presentes e pelos fiscais dos partidos”, explicou. 

O então candidato Romero Sales, em 2016, venceu o pleito. No entanto, ele foi condenado pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa com dano ao erário e prática de enriquecimento ilícito. Na nova disputa, ele colocou a sua esposa Célia Sales (PTB) para concorrer. 

Em vídeo gravado com Célia Sales, o ex-presidente Lula chegou a dizer que Romero “foi vítima de uma injustiça” e que nem ele e tampouco a população podem tolerar uma injustiça. A mensagem teve que ter sido editada, após decisão do juiz eleitoral Eduardo José Burichel. A fala de Lula foi retirada. 

Emancipação

Na próxima quinta (30), Ipojuca festeja seu 171º aniversário. Como a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) é que o períodos de gestões interinas devem ser evitados gastos, a data, considerada feriado municipal, até então tradicionalmente comemorada, terá apenas o hasteamento da bandeira, às 7h. 

COMENTÁRIOS dos leitores