Novo Compaz: 'Foi um investimento acertado', diz prefeito

Geraldo Julio (PSB) disse, em entrevista exclusiva ao LeiaJá, que o segundo Compaz é uma oportunidade que a população esperava há muito tempo

por Taciana Carvalho qua, 29/03/2017 - 15:44
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Prefeito comemorou a nova unidade Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Uma das inaugurações mais comentadas esta semana foi a do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Escritor Ariano Suassuna, realizada na última segunda-feira (27), no bairro do Cordeiro. Em entrevista exclusiva concedida ao LeiaJá, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), falou da construção do novo Centro, desacreditado por muitos. 

O prefeito da capital pernambucana definiu a abertura do novo Compaz como um momento de muita alegria e de uma satisfação única, porque o Brasil passa por muitas dificuldades. A tese da crise econômica foi bastante usada durante sua campanha para reeleição, em 2016, na qual saiu vitorioso. “Os municípios brasileiros estão, infelizmente, sem conseguir pagar sua folha. Tem governo de estados ricos como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais que a gente escuta tantas notícias difíceis e nós estamos aqui conseguindo fazer um equipamento como esse”, vibrou. 

Durante a conversa, Geraldo Julio contou que o Compaz Escritor Ariano Suassuna irá atender não apenas o Cordeiro, mas todos os bairros da redondeza que são, aproximadamente, 28. Segundo ele, desde o primeiro dia, muitas pessoas foram inscrever seus filhos nas atividades esportivas e culturais. “É uma procura muito grande, que demostra que foi um investimento acertado. As pessoas realmente estavam precisando. É uma oportunidade que eles esperavam durante muito tempo”, enfatizou. 

Apesar de receber algumas críticas, o Compaz tem uma grande estrutura. São 17 mil metros quadrados onde serão oferecidos diversos serviços como atividades esportivas, educacionais e cidadãs. Inicialmente, o equipamento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Segundo o socialista, a missão principal é incluir a população em situação de vulnerabilidade social garantindo a inclusão social objetivando o “fortalecimento comunitário e difusão da cultura de paz”.

Há cerca de um ano, no mês de março, a Prefeitura do Recife inaugurou o Compaz Governador Eduardo Campos, também conhecido como Compaz do Alto Santa Terezinha. Ele falou do assunto. “O do Alto do Santa Terezinha já tem resultados demonstrados transformando a vida de muitas pessoas. A gente está comemorando um ano do Alto Santa Terezinha vendo a transformação que esse equipamento esta causando em muitos bairros como Linha do Tiro, Água Fria, Bomba do Hemetério, o próprio Alto de Santa Terezinha, e outros bairros da Zona Norte”. O terceiro Compaz, de acordo com o socialista, será inaugurado em marco de 2018. “É um compromisso”, prometeu. Essa unidade poderá ser construída em um dos seguintes bairros: Ibura, Santo Amaro e Totó.

Ontem, o vereador Renato Antunes (PSC) fez um pedido coletivo aos parlamentares da Câmara Municipal do Recife, durante repercussão sobre a inauguração Compaz do Cordeiro. Ele quer que o projeto do Centro do Ibura se concretize por ser um dos mais populosos do Recife. "Durante o período eleitoral, o Ibura sempre é um dos mais procurados, sendo palco de grandes atividades, comícios e reuniões. Creio que chegou a hora de honramos o povo daquele bairro e de toda aquela região. Isso não é um pedido pessoal, mas entendo que deve ser uma solicitação de nós que somos representantes do povo recifense”, chegou a dizer. 

COMENTÁRIOS dos leitores