Gleisi Hoffmann é eleita presidente nacional do PT
Ela é a primeira mulher escolhida para comandar a sigla. De acordo com o site do PT, Gleisi conquistou 69% dos votos dos delegados
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi eleita presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, neste sábado (3). A eleição, aconteceu durante o terceiro dia do 6º Congresso Nacional do partido em Brasília, tornou parlamentar a primeira mulher escolhida para comandar a sigla. Vista como favorita na disputa, ela substituirá Rui Falcão.
De acordo com o site do PT, Gleisi conquistou 69% dos votos dos delegados, enquanto o senador Lindbergh Farias (RJ) foi votado por 31% dos delegados. O pernambucano José de Oliveira não contabilizou votos.
Gleisi presidirá o partido pelos próximos dois anos. Ela foi eleita com o apoio da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual faz parte o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Mostramos para o Brasil que o PT tem diversidade, que nós temos garra para enfrentar tudo que está aí e propor uma coisa para o Brasil”, declarou, após saber do resultado.
A petista terá o desafio de guiar o partido durante as eleições de 2018 e do avanço das investigações da Operação Lava Jato. Caso de corrupção em que, inclusive, ela é ré acusada de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido, segundo o Ministério Público, R$ 1 milhão desviados do esquema na Petrobras.