O clã dos Novaes soma forças para 2018
O secretário de Habitação Kaio Maniçoba (PMDB), o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) e a ex-prefeita Rorró Maniçoba devem se unir para novas vitórias
Se é verdade que o clã dos Novaes, que trava uma disputa antiga com a família Ferraz, no interior pernambucano, mais precisamente no município de Floresta, perdeu uma “batalha” em referência a então prefeita Rorró Maniçoba não ter conseguido eleger o candidato que apoiou na eleição para prefeito da cidade sertaneja no ano passado, não menos verdade é que os Novaes tem somado forças ao longo dos anos.
Para começar, um dos grandes feitos da família, com o apoio de Rorró, foi ingressar membros da família na política. Na nova geração, destaque para o deputado federal licenciado Kaio Maniçoba (PMDB), filho de Rorró. O recifense não chama atenção apenas pela desenvoltura que vem obtendo, apesar da pouca idade, como também por ele ter conseguido um feito no provável longo futuro na política: aos 31 anos, em 2014, foi o primeiro parlamentar do Sertão de Itaparica com representação em Brasília. Para se ter uma ideia, Kaio conseguiu uma conquista desejável entre os políticos: disputou e venceu a vaga para deputado federal em seu primeiro cargo eletivo sem mesmo passar por mandatos de vereador e deputado estadual desbancando até mesmo parlamentares experientes.
Kaio, em meados deste ano, conseguiu mais uma conquista que deve dar ainda mais força à família, principalmente, quando se trata da disputa eleitoral de 2018. Ele recebeu o convite do governador Paulo Câmara (PSB) para assumir um sonho de políticos experientes e de antigos aliados: compor o secretariado do pessebista, no caso de Kaio a proposta de assumir o posto de secretário de Habitação de Pernambuco, uma das pastas mais disputadas do governo, o que sem dúvida aumentou o seu poder, mas também a vaidade alheia.
No discurso de posse, em julho passado, Maniçoba fez um discurso com promessas já esperadas: “trazer coisas novas, novos pensamentos e novos ares”, disse. Como a vantagem de possuir um mandato federal, do qual se licenciou, ele chegou a dizer que iria aproveitar sua influência “para fazer a ponte em Brasília” com o objetivo de ajudar as famílias pernambucanas, apesar das dificuldades e déficit habitacional que o estado enfrenta.
Sem esquecer Floresta
Além do cargo recente assumido, possivelmente pensando no futuro próximo, o secretário estadual continua mantendo os laços com Floresta. Há pouco, fez questão de comemorar o seu aniversário na cidade sertaneja, durante um evento realizado em praça pública. “Pude sentir a vibração positiva do meu povo. Mais de 10 mil pessoas celebrando junto com a minha família. Foi uma surpresa boa e momento de muita emoção para mim. Agradeço de coração a todos que estiveram presentes, pois tenho certeza que esse encontro diz muito sobre o futuro”, deixou o recado em mensagem na sua página do Facebook.
Sempre presente na cidade, recentemente, o secretário conseguiu ajuda do ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), para a construção de uma quadra poliesportiva no Instituto Federal. Semana passada, Kaio esteve em Floresta com o auxiliar ministerial de Michel Temer (PMDB) para um evento onde foi assinada a ordem de serviço para o início das obras. “A quadra é uma necessidade da instituição e vai ser mais um instrumento para melhoria da oferta dos serviços que toda a região já reconhece como de excelente qualidade. Esse é um pedido que fiz pessoalmente ao ministro”, disse sem modéstia.
Novaes na Alepe
Um pouco menos em evidência no cenário político atual, o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) também vem construindo o seu currículo. Ele, que é fundador e vice-presidente estadual do Partido Social Democrático (PSD), é filho de Vital Novaes, que foi deputado estadual durante seis mandatos consecutivos.
Formado em advocacia, Rodrigo também decidiu seguir a trajetória política. Em 2008, foi eleito vice-prefeito de Floresta. Dois anos depois, foi eleito deputado estadual. No seu perfil do Facebook, ele destaca que é um “defensor intransigente do desenvolvimento do sertão e da valorização da família”. Também garante que faz política “com amor e dedicação”.
Nos bastidores, comenta-se que o deputado tem intensificado sua caminhada no sertão já preparando o campo para 2018.
O futuro de Rorró Maniçoba
Após comentários de que Rorró Maniçoba poderia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no ano de 2018, a ex-prefeita de Floresta por dois mandatos [2008 a 2016] desmentiu. Em entrevista ao LeiaJá, em meados deste ano, ela descartou essa possibilidade.
Rorró, no entanto, foi direta ao falar que vai continuar na política ajudando Kaio, Rodrigo e o governador Paulo Câmara (PSB) ressaltando que todos compõem o mesmo grupo. “Ajudar Kaio e o nosso governador (...) eu tenho o eu candidato que é Rodrigo Novaes, primo do meu marido. Nós somos um grupo”, foi categórica em referência a disputa do próximo ano.
Na posse de Kaio, na Secretaria Estadual de Habitação, o próprio governador fez um elogio diretamente para ela afirmando que Rorró “foi uma grande prefeita” e que “Kaio trazia no DNA o compromisso de trabalhar”.
Apesar das palavras de Paulo Câmara, no início deste ano, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), em fevereiro passado, ela foi condenada a devolver R$ 483 mil. De acordo com uma auditoria do tribunal, foram encontradas irregularidades em um contrato para consultoria jurídica para a cobrança do ISS em obras públicas, que também incluía a Transposição do Rio São Francisco.