Com de 51% renovação, Alepe empossa deputados nesta sexta

Das 49 vagas da Casa, 25 serão ocupadas por políticos de primeira viagem ou que reconquistaram um mandato após anos afastados das atividades legislativas

qui, 01/02/2018 - 10:06
Rinaldo Marques/Arquivo Alepe Rinaldo Marques/Arquivo Alepe

Com uma Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) 51% renovada, os deputados estaduais eleitos em outubro de 2018 tomam posse nesta sexta-feira (1º), às 15h. Das 49 vagas da Casa, 25 serão ocupadas por políticos de primeira viagem ou que retomaram protagonismo na conquista de um novo mandato eletivo.

A cerimônia de posse será conduzida pelo presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP). Ao lado dele, irão compor a mesa dos trabalhos dois parlamentares, o governador Paulo Câmara (PSB) e o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

Dentre os estreantes um dos destaques, é a delegada Gleide Ângelo (PSB), mais votada em 2018. Na lista também aparecem membros de famílias tradicionais políticas, como Guilherme Uchoa Jr (PSC), filho do ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa - falecido ano passado; João Paulo Costa (Avante), filho do ex-deputado federal Silvio Costa (Avante); Dulcicleide Amorim (PT), esposa do ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT); Antônio Coelho (DEM), filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB); e Fabíola Cabral (PP), filha do prefeito licenciado do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PSB).

Além deles, políticos que estavam fora do cenário legislativo como o ex-deputado estadual por seis mandatos Manoel Ferreira (PSC), e os ex-prefeitos de Caruaru, no Agreste, José Queiroz (PDT), e do Recife, João Paulo (PCdoB) também voltam à Casa.

Outros nomes novos são o ex-presidente da Fetape, Doriel Barros (PT); o tenente-coronel Fabrizio Ferraz (PHS); e Clarissa Tércio (PSC).

Bancada feminina dobrou

Outro destaque obtido com a eleição de 2018 foi o aumento da bancada feminina da Alepe. A representação passou de seis para dez mulheres. Fora as que já compunham o colegiado e conquistaram a reeleição - Simone Santana (PSB), Priscila Krause (DEM), Teresa Leitão (PT) e Roberta Arraes (PP) - as novatas Gleide, Clarissa, Fabíola, Dulcicleide, Alessandra Vieira (PSDB) e Juntas (PSOL) vão dar uma nova cara a bancada.

O número de dez deputadas, entretanto, se amplia quando contabilizado o fato de a Juntas formar um mandato coletivo composto por 5 codeputadas: Jô Cavalcanti, Carol Vergolino, Robeyoncé Lima, Joelma Carla e Kátia Cunha.

Eleição da Mesa Diretora

Após a cerimônia de posse, haverá a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2019-2020. Eriberto Medeiros deve ser reconduzido ao cargo de presidente. Para os demais cargos, a disputa tende a ser marcada por bate-chapa. Na 1ª secretaria, por exemplo, há três candidatos do PSB até agora: Clodoaldo Magalhães, Isaltino Nascimento e Francismar Pontes. O cargo é o mais disputado da Mesa. O 1º secretário é responsável pelas finanças da Casa.

COMENTÁRIOS dos leitores