Deputado quer criar frente para combater as ‘fake news’
O deputado Aluísio Lessa (PSB) acredita que as notícias falsas 'acabam se tornando o combustível de quem quer incendiar o debate'
O deputado estadual Aluísio Lessa (PSB) apresentou uma proposta para a criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para combater as famosas ‘fake news’, que assombram os políticos, principalmente com a proximidade das eleições. Ele defendeu que a Casa faça uma articulação com o Poder Judiciário e instituições policiais para reprimir a disseminação de notícias falsas.
“Muita gente já foi vítima de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, em que se compartilham informações sem que sejam verificadas as fontes e sem que ninguém assuma a responsabilidade por isso”, apontou o socialista ao apresentar a proposta, nessa segunda-feira (26). “Queremos que o Brasil melhore cada vez mais a discussão política, mas as fake news acabam se tornando o combustível de quem quer incendiar o debate”, acrescentou o parlamentar.
A proposição ganhou a adesão de outros deputados estaduais. “É muito comum se criar perfis falsos e atribuir crimes a algumas pessoas para prejudicá-las, como se a internet fosse um ambiente à parte da legislação penal. Precisamos dar respostas à sociedade para evitar que isso aconteça”, considerou Rodrigo Novaes (PSD).
“Infelizmente vemos pessoas formando opinião sobre um tema baseadas em um texto falso que receberam no WhatsApp”, disse o líder da oposição, Silvio Costa Filho (PRB). Para o deputado, o combate às fake news “ajudará o debate eleitoral a ficar mais civilizado em 2018”.
Ao argumentar pela criação do colegiado, Aluísio Lessa lembrou ainda que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou na semana passada uma campanha para combater as ‘fake news’, junto com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal (PF).