Jean Wyllys defende aborto 'legal, seguro e gratuito'

O deputado federal falou que gravidez é escolha e não destino ressaltando também que é direito das mulheres decidirem quando querem ter filhos

por Taciana Carvalho sab, 12/05/2018 - 15:02
Luis Macedo / Câmara dos Deputados JeanWyllys usou Argentina e Espanha como referência Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Em um artigo escrito para o jornal O Globo, o deputado federal Jean Wyllys (PSOL) voltou a defender um tema polêmico: o aborto. Ao comentar que o Congresso argentino, por iniciativa do governo Macri, iniciou um debate sobre a legalização do aborto, Jean criticou a falta de iniciativa no Brasil. “Tomara que o Brasil aprenda a lição dos nossos hermanos. Ainda estamos a tempo de ingressar no século XXI”, ironizou. 

O psolista falou que o Congresso brasileiro, mais especificamente a Câmara dos Deputados, é tomada por fundamentalistas e conservadores. “Não aceita sequer iniciar o debate desse projeto tão necessário para evitar as mortes de mulheres por abortos inseguros e garantir o direito de todas elas a decidir se e quando querem ter filhos porque a gravidez é escolha e não destino”, opinou. 

“O aborto é tabu. Em 2015, eu apresentei o projeto de lei 882, inspirado na campanha pelo aborto seguro, legal e gratuito da Argentina e nas leis espanhola e uruguaia, elaborado em parceria com movimentos feministas”, relembrou. 

O deputado ainda recordou que a Argentina foi o primeiro país da América Latina a legalizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. “No Brasil, infelizmente, estamos muito atrás. O casamento igualitário foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, após uma representação do meu mandato assinada pelo PSOL e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, mas o Congresso faz de conta que não sabe e se recusa a reconhecer na lei o que de fato já existe: os casais formados por gays e lésbicas já podem se casar”, salientou Wyllys.  

COMENTÁRIOS dos leitores