Jean comemora igreja realizar casamentos gays no Brasil

O deputado federal falou que foi 'uma decisão maravilhosa' a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil liberar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

por Taciana Carvalho sab, 16/06/2018 - 14:35
Wilson Dias/ Agência Brasil O deputado comemorou a decisão da Igreja Episcopal Anglicana Wilson Dias/ Agência Brasil

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL) negou mais uma vez que o movimento LGBT quer obrigar padres e pastores a casar gays nas igrejas ressaltando que essa é a mentira mais usada por homofóbicos e fundamentalistas. No entanto, Jean comemorou a decisão da Igreja Anglicana do Brasil de liberar o casamento entre pessoas do mesmo sexo após 21 anos de discussão. 

A resolução foi tomada em Brasília, no dia 2 de junho, em uma assembleia-geral com os representantes da religião pelo país. Foram 57 votos a favor, 3 contrários e 2 abstenções. No entanto, para valer, a nova regra precisa ser aprovada por cada uma das nove dioceses, que funcionam com autonomia.

 O ex-BBB disse que, em diversos países, pastores e rabinos casam homossexuais no templo. “Não há, ainda, padres, porque a doutrina católica é mais centralizada, porém, em alguns países do norte da Europa, os padres dão a bênção, na igreja, aos recém-casados depois de eles passarem pelo cartório. Esse costume ainda não chegou ao Brasil, mas já existe em outras latitudes. O que já chegou, sim, ao Brasil, é esta decisão maravilhosa da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Parabéns. Uma fé sem preconceitos também é possível”, escreveu em seu Facebook. 

Apesar da comemoração, o deputado afirmou que o movimento “jamais” defenderia que o Estado obrigue as igrejas a aceitar casamentos religiosos que forem contra suas crenças. “Por mais horríveis que estas nos pareçam”, frisou. 

Ele ainda recordou que, no Brasil, o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo já é permitido desde 2013. “Os casais homossexuais já podem se casar no cartório há mais de cinco anos, milhares já fizeram e nenhuma igreja foi obrigada a celebrar esses casamentos pelo rito religioso. Nem poderia. O que pode, sim, é a própria igreja, livremente e sem nenhuma coerção estatal, atualizar suas doutrinas para o século XXI. Muitas igrejas já fizeram isso ao redor do mundo e tem muitos casais de dois homens ou duas mulheres que já se casaram não apenas pelo civil, mas também de acordo com sua fé”, pontuou. 







 

COMENTÁRIOS dos leitores