Conheça as [sub] celebridades que vão disputar a eleição
Os humoristas Ni do Badoque e Tiririca, ex-BBBs, funkeiros e até ex-ator pornô estão entre os que colocaram os nomes à disposição dos eleitores
Quando o humorista Francisco Everardo Oliveira Silva, mais conhecido como Tiririca, entrou na disputa eleitoral de 2010, muitos brasileiros chegaram a debochar e até mesmo desacreditar que ele conseguiria conquistar um espaço na política. No entanto, utilizando a propaganda “vote no Tiririca, pior do que tá não fica”, ele foi o deputado federal mais votado do país, à época, conquistando mais de 1,3 milhão de votos.
De lá para os dias de hoje, o número de celebridades ou subcelebridades que tentam entrar na política é cada vez maior. Humoristas, ex-jogadores de futebol, funkeiros, ex-BBBs aliam a “fama” ou o status com outro fator importante para entrarem ou se perpetuarem na política: o fato do desgaste da chamada “velha política” e também a descrença de uma boa parcela dos brasileiros que como “voto de protesto” alguns acabam por optar por esses "artistas". O LeiaJá preparou uma lista com alguns dos nomes já postos. Confira:
Ni do Badoque -
A começar por Pernambuco, o humorista Nielson José, 23 anos, mais conhecido como Ni do Badoque, que ganhou fama no Youtube, causou ao lançar sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Progressista (PP). O apresentador avisou que está preparado para as críticas e contou que sabe que “vão jogar pedras” nele.
Túlio Gadêlha-
O advogado, que é filiado ao PDT há mais de uma década, conseguiu a “fama” repentinamente quando começou a namorar a apresentadora Fátima Bernardes. Ele, que nunca disputou uma eleição, já vai começar por cima: irá pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Gleide Ângelo –
A delegada ganhou notoriedade em Pernambuco por assumir casos de muita repercussão. Gleide irá tentar ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Ela vem afirmando que “lugar de mulher é onde ela quiser” e já avisou que irá lutar por igualdade em todos os lugares, inclusive na assembleia.
Alexandre Frota -
A nível nacional famosos que irão “tentar” ingressar na política que não faltam. O polêmico ex-ator será candidato a deputado federal PSL. Em suas redes sociais, ele não mede elogios ao presidenciável Jair Bolsonaro, que também é filiado ao mesmo partido.
Frank Aguiar –
O cantor Frank Aguiar, depois de ter sido deputado federal por São Paulo e vice-prefeito de São Bernardo do Campo, irá tentar chegar ao Senado Federal nesta eleição pelo PRB. Ele já falou que essa é a sua "missão".
MC Carol -
A funkeira, que ficou conhecida por hits como “Minha vó tá maluca” será candidata pelo PCdoB a deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Carol afirmou que quer entrar na política para defender as vidas negras e a juventude da periferia. “Sou negra, favelada e isso incomoda muita gente”, avisou.
Irmão Lázaro -
Conhecido por sua passagem na banda Olodum, o deputado federal afirmou nesta semana que “demônios” estão agindo nas casas brasileiras. Lázaro será candidato a uma vaga no Senado Federal pelo PSC. Após se converter à religião evangélica, ele passou a cantar e compor músicas gospel.
Tiririca –
Depois de garantir que não iria mais disputar nenhuma vaga na política, o humorista voltou atrás e afirmou que será candidato à reeleição na Câmara dos Deputados. Durante a convenção do PR, ele chegou a dizer que daqui a quatro anos quer disputar a Presidência da República.
Romário -
O ex-jogador Romário de Souza Faria chegou muito longe na política ao conseguir se tornar senador da República. Agora, o ex-atleta quer mais: ser governador do Rio de Janeiro. Romário garantiu que se for eleito vai priorizar a segurança pública no município.