PT pede que autoridades indiquem Lula para Nobel da Paz

A Fundação Nobel valida uma candidatura a partir da assinatura de membros de assembleias e governos nacionais de estados, chefes de Estado, entre outros

por Taciana Carvalho qua, 02/01/2019 - 15:22
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O Partido dos Trabalhadores (PT) continua acreditando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa ganhar o Nobel da Paz 2019. Nesta quarta-feira (2), por meio das redes sociais de Lula, a legenda pediu para que os defensores do petista votem em um site que foi disponibilizado. A formalização da candidatura deverá ser feita até o dia 31 deste mês. 

No site, o formulário avisa que, segundo os estatutos da Fundação Nobel, uma nomeação é considerada válida se submetida por uma pessoa que se enquadre em uma das categorias listadas como deputados, senadores, ministros, presidentes e premiês de qualquer país do mundo. 

Também pode sugerir nomes para ganhar a honraria membros da Corte Internacional de Justiça de Haia, professores de algumas disciplina como história, ciência política e teologia, além de ex-ganhadores do Nobel. Cabe ao comitê responsável por nomear o premiado, analisar as sugestões enviadas. "Se você não estiver incluído em uma dessas categorias, não continue", destaca a página.   

Após enviar o formulário, um e-mail é recebido para seguir as demais instruções. Os internautas dividiram a opinião sobre o assunto. "O Lula merece o Nobel, tem tudo para ganhar pelo que fez na vida dos brasileiros dando oportunidades para as pessoas", apoiou um. "Eu pensava que o Nobel da Paz era coisa séria, me enganei", detonou outro. 

O ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, contemplado com a honraria em 1980 é um dos que apoiam o nome de Lula. Para Esquivel, o petista foi um lutador incansável contra a fome e a pobreza. 

Em meados do ano passado, um grupo de 18 congressistas do Partido Republicano enviou uma carta aos responsáveis pelo Nobel da Paz, em Oslo, na Noruega, sugerindo que o prêmio de 2019 fosse entregue ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, porque ele estaria trabalhando "incansavelmente" para o país "aplicar máxima pressão sobre a Coreia do Norte, de maneira que o país encerrasse seu programa ilícito de armas, levando a paz à região [da Península Coreana]”. 

COMENTÁRIOS dos leitores