Seguidor de Olavo de Carvalho é nomeado para cargo no MEC

Apesar de não ter formação na área de educação, Fábio Salgado de Carvalho será assessor técnico da Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação

qua, 03/04/2019 - 16:57
Foto: Mauro Ventura Foto: Mauro Ventura

Fábio Salgado de Carvalho tem 33 anos e é o novo nome escolhido para ocupar um cargo no Ministério da Educação (Mec). Ligado a Olavo de Carvalho, ele é um filósofo sem formação na área de educação.

Até novembro do ano passado, Fábio estava desempregado e pedia doações financeiras em seu blog pessoa. Nesta quarta-feira (3), ele foi nomeado para o cargo de assessor técnico da Secretaria de Alfabetização do ministério. Com salário de R$ 5.685,55, a nomeação dele já foi publicada no Diário Oficial da União.

O novo funcionário vai trabalhar no órgão comandado por Carlos Nadalim, que foi escolhido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez, para implementar mudanças nos programas de alfabetização utilizados no Brasil.

Antes de se formar em Filosofia, em 2012, Fábio já havia passado por outros dois cursos superiores, mas sem conclusão. Em 2005, foi graduando de Física na Universidade de Brasília (UnB). Já em 2008, compôs o alunato do curso de Matemática.

Em setembro do ano passado, o próprio Olavo de Carvalho utilizou sua conta no Facebook para elogiar o novo funcionário do Mec. “O Fábio Salgado de Carvalho, assim como o Raphael De Paola e mais meia dúzia, está entre os alunos mais qualificados para prosseguir o meu trabalho -- e até dar-lhe um "upgrade" -- quando eu bater as botas ou ficar gagá”, escreveu.

Há quatro anos, em 2015, ele concluiu o mestrado em Filosofia com seu projeto de pesquisa intitulado de "A antessala da argumentação: por uma abordagem negativa". Em sua dissertação, disponível na internet, não há nenhuma menção aos termos "educação", "alfabetização" ou "pedagogia".

COMENTÁRIOS dos leitores