Marcelo Freixo chama Bolsonaro de 'olavete' e 'fanático'

Postura do deputado federal foi em reação ao anúncio do presidente de que o Ministério da Educação estuda cortar verbas para os cursos de humanas das universidades

por Giselly Santos sex, 26/04/2019 - 09:39
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) criticou, nesta sexta-feira (26), a possibilidade do Ministério da Educação (MEC) cortar verbas destinadas para os cursos da área de humanas, como filosofia e sociologia, das universidades. O anúncio da eventual mudança do MEC foi feito pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL) hoje.

Para Freixo, a medida é a prova de que Bolsonaro é fanático e um “olavete”, termo utilizado para denominar os seguidores das ideias do professor Olavo de Carvalho, considerado uma espécie de ‘guru’ do presidente.

“O fanatismo do presidente é uma ameaça cada vez mais grave democracia. Jair Bolsonaro anunciou a perseguição e estrangulamento dos cursos de Ciências Humanas! Fala-se muito do problema que são os Olavetes no Ministério da Educação. Pior é ter um na Presidência da República”, considerou o psolista.

“Bolsonaro quer que jovens leiam, escrevam, mas não pensem. Quer que sejam máquinas como ele. Um atraso sem precedentes. Em que país desenvolvido estudantes são desestimulados a pensar? É uma condenação do pensamento e da escolha profissional dos jovens pelas Ciências Humanas”, acrescentou.

O deputado federal não foi o único a questionar a medida. A ex-deputada pelo PCdoB no Rio Grande do Sul, Manuela D’Ávila, classificou a pretensão do governo como “estúpida”.

“O presidente que acredita que o holocausto foi de esquerda quer acabar com os cursos de humanas. Parece estupidez, mas é projeto: de mergulhar o país na ignorância, na mentira, nas trevas. A aparente loucura tem lógica: quem é inimigo da verdade é inimigo das humanas”, observou a comunista.

De acordo com o anúncio do presidente concedido mais cedo, a intenção do governo é investir em áreas que deem retorno imediato à sociedade e “gere renda”, como os cursos veterinária, engenharia e medicina.

COMENTÁRIOS dos leitores