Projeto de lei quer proibir patinete motorizado em PE
Deputado cobra que patinete seja proibido até que haja regulamentação
Um projeto de lei do deputado estadual Antônio Moraes (PP) quer proibir o uso de patinete motorizado em Pernambuco. Essa modalidade de transporte está sendo difundida após a empresa brasileira Yellow trazer o compartilhamento de patinetes para o Recife em fevereiro deste ano.
A proposta de lei proíbe o patinete motorizado em ruas, ciclovias e calçadas. A liberação só poderia ocorrer após uma regulamentação.
Em sua justificativa, Moraes afirma existir uma aquisição ascendente do transporte para uso doméstico e comercial. "A falta de responsabilidade de algumas pessoas que utilizam o patinete sem os devidos equipamentos de segurança vêm causando inúmeros acidentes, complicando ainda mais a mobilidade das pessoas em um trânsito já confuso", assinala o deputado.
O parlamentar acrescenta: "A regulamentação poderá designar as vias em que o aparelho poderá ser utilizado, como também sua velocidade, os equipamentos de segurança obrigatórios e por fim enquadrar pessoas que descumprirem a regulamentação em alguma sanção".