É momento de construir pontes em prol do NE, diz Silvio

Deputado defendeu unidade dos governadores da região com o Governo Federal para atrair investimentos

sab, 27/07/2019 - 12:27
Douglas Gomes/PRB Douglas Gomes/PRB

O deputado federal Silvio Costa Filho (PRB) se colocou contra a representação que a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste protocolou acusando o presidente Jair Bolsonaro (PSL) de cometer crime de racismo ao se referir aos governadores nordestinos como “paraíbas”, termo pejorativo usado para falar de pessoas nascidas na região. A denúncia foi encaminhada à Procuradoria Geral da República (PGR). 

 Na avaliação de Costa Filho, esse é o momento de se construir pontes em defesa do Nordeste e não de inflamar o tensionamento político e institucional. 

“Não concordo com a posição de alguns parlamentares e entendo que esse é um movimento equivocado. Na minha avaliação, a fala do presidente Bolsonaro, de fato, foi inoportuna e infeliz. Tanto é que ele reconheceu e afirmou que ama, tem apreço pelo Nordeste e que está trabalhando para levar investimentos para a nossa região”, observou o deputado.  

“Esse não é o momento de tensionamento político e institucional, mas sim, de construirmos uma unidade para ajudar o Brasil. A bancada nordestina precisa trabalhar para unir os governadores ao Governo Federal, para trazer investimentos, destravar o obras importantes, para que o Nordeste volte a crescer, gerando emprego e renda para a população”, emendou.

 No último dia 19, um áudio de Bolsonaro conversando com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), vazou na TV Brasil, antes de iniciar o tradicional café da manhã do presidente com jornalistas. Na conversa, Bolsonaro criticou os governadores nordestinos.  “Desses governadores de paraíba, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada para esse cara”, disparou na ocasião.  

Para o colegiado a Frente Parlamentar em Defesa do Nordeste, o presidente cometeu crime de racismo em decorrência da procedência nacional, de acordo com a Lei 7.716 de 1989. Caso a PGR aceite a denúncia será aberto um processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

COMENTÁRIOS dos leitores