Maia voou pela FAB com a família, diz colunista

O presidente da Câmara tem a prerrogativa de solicitar o deslocamento por meio de um avião da Força Aérea, mas uso tem algumas condições

ter, 30/07/2019 - 10:11
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Depois da repercussão negativa do uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar familiares do presidente até o casamento de Eduardo Bolsonaro, surge a notícia de que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também teria feito o mesmo com sua família para voar de Brasília até Campinas, onde pegaram um voo comercial para a Flórida, nos Estados Unidos. A informação é da colunista Joana Cunha, da Folha de São Paulo.

Segundo a colunista, há pouco mais de uma semana, Rodrigo Maia (DEM) teria voado com sua família em um avião da FAB de Brasília até Viracopos, aeroporto em Campinas (SP), onde pegou um outro voo, comercial, com destino aos Estados Unidos. Procurada pela jornalista, a assessoria do deputado informou que todos os trechos são comunicados e a Força Aérea autoriza o deslocamento, "tudo dentro das normas". Ainda segundo a assessoria, o uso de aeronaves da FAB por parte de deputados e suas famílias é permitido: "Se não fosse, ele não voaria".

Não é bem assim - De fato, de acordo com a legislação, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de solicitar o deslocamento por meio de um avião da Força Aérea. No entanto, ainda segundo a lei, esse uso de aeronaves da FAB só é permitido em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço e deslocamentos para o local de residência permanente. Porém, Rodrigo Maia é deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Confira a arte da FAB que explica esse uso:

COMENTÁRIOS dos leitores