Vereadora faz alerta sobre feminicídios em Pernambuco

Aline Mariano (PP) lembrou que em 2018 foram notificados 228 assassinatos de mulheres no estado

ter, 06/08/2019 - 14:54
Reprodução/Facebook/Aline Mariano De acordo com Aline Mariano, a cada 10 mortes de mulheres, três são vítimas de feminicidio Reprodução/Facebook/Aline Mariano

A vereadora Aline Mariano (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (5) para fazer um alerta sobre o elevado número de feminicídios no estado de Pernambuco e criticou o machismo estrutural que desencadeia crimes de ódio contra as mulheres.

De acordo com a parlamentar, no ano passado foram notificados 228 assassinatos de mulheres em Pernambuco. Destes, 75 foram por questões de gênero, sendo tipificados como feminicídio. 

“A cada 10 mortes de mulheres, três são por questão de gênero ou feminicídio. Antes da lei, as ocorrências eram tratadas como crimes comuns cuja pena começa com seis anos de prisão.  Com a lei do feminicídio a pena sobe de 12 a 30 anos”, pontuou a vereadora.

Aline Mariano também destacou que a maioria desses crimes são cometidos por pessoas próximas às vítimas. “As mulheres são mortas porque não querem mais uma relação abusiva e violenta. Esses crimes reduzem as mulheres a meros objetos. Tivemos recentemente a Conferência Estadual da Mulher, quando foram eleitas delegadas, mas é preciso fazer mais”, comentou.

A pauta levantada por Aline Mariano foi apoiada por outros vereadores como Ivan Moraes (PSOL) e Goretti Queiroz (PSC), que prometeram se empenhar na luta em defesa das mulheres do estado.

COMENTÁRIOS dos leitores