Recife tem panelaço durante pronunciamento de Bolsonaro
Manifestação parte de prédios localizados em bairro como Casa Amarela e Boa Viagem, em sinal de protesto à fala do presidente sobre as queimadas na Floresta Amazônica
Após 16 dias de queimadas intermitentes na Floresta Amazônica, o presidente Jair Bolsonaro realizou pronunciamento oficial sobre o assunto em rede nacional. Durante a fala, ele afirmou que o Brasil é “exemplo de sustentabilidade” e “conserva mais de 50% de sua vegetação nativa”. Em reação ao discurso, moradores de bairros como Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e Boa Viagem, na Zona Sul, realizaram um panelaço, previamente combinado no twitter, através da hashtag “panelaço”, que esteve entre os assuntos mais comentados da rede social.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre os dias primeiro de janeiro e 19 de agosto de 2019, o Brasil registrou um aumento de 83% das queimadas em relação ao mesmo período do ano passado, com 72.843 focos de incêndios até o momento. A organização foi desacreditada por Bolsonaro, que exonerou seu presidente, Ricardo Galvão.
Manifestações
No Brasil, dezenas de manifestações foram convocadas em reação às queimadas, tendência seguida por pelo menos mais dez países. Além dos atos realizados nesta sexta (23), em cidades como Brasília, Salvador e São Paulo, mais protestos estão agendados para o sábado, nas cidades de Manaus, Belém, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Goiânia, São Luís, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Palmas, Aracaju, Natal e Maceió. Celebridades como Giselle Bundchen, Madonna e Leonardo DiCaprio já se manifestaram em favor da floresta.